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AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

As novas tecnologias têm assumido um papel fundamental na sociedade e moldam-se de acordo com os desafios de crescimento económico e social e a necessidade de sustentabilidade ambiental.

O aumento da utilização generalizada da internet e da transformação digital das empresas tem influenciado o crescimento e o perfil dos consumidores, o que exige uma transição transição cada vez mais acelerada dos negócios para a digitalização.

A Minsait reuniu seis áreas da tecnologia que poderão ter um maior impacto nos próximos três anos:

  • Inteligência artificial: Em Portugal, o mercado AI/Cognitivo terá a maior taxa de crescimento entre os principais promotores tecnológicos, sendo a sua aplicação possível em canais de contacto entre empresas, instituições e cidadãos.
  • Sistemas avançados de recolha, processamento e análise de grandes quantidades de dados. De acordo com a Minsait, o impacto do Big Data e da análise avançada nos negócios será decisivo nos próximos trinta anos. A aplicação de Data Intelligence à otimização de campanhas de marketing poderá gerar um aumento de vendas.
  • Automatização de processos através de tecnologias de Intelligent Process Automation, baseadas em sistemas de robotização com inteligência artificial. A hiper-automatização está a tornar-se cada vez mais importante nas estratégias inovadoras das empresas, sendo capaz de gerar melhorias substanciais em termos de eficiência operacional e de serviço ao cliente.
  • Algoritmos ‘Quantum Inspired’: Já existem aplicações de algoritmos quânticos que estão a gerar oportunidades em áreas como a energia e as finanças. A MarketsandMarkets prevê um crescimento global muito significativo, de 472 milhões de dólares em 2021 para 1,76 mil milhões em 2026, com uma taxa de crescimento anual composta de 30,2% durante este período.
  • Migração para a nuvem. A Cloud Migration teve um forte impulso durante a pandemia de Covid-19, na qual a nuvem se tornou um forte potenciador da continuidade e evolução dos serviços e atividades de empresas e organizações.
  • Cibersegurança: Muitas empresas portuguesas ainda carecem de estratégias bem definidas e integradas ao nível da cibersegurança, sendo necessário passar de uma abordagem tática para uma abordagem estratégica, considerando a cibersegurança como um facilitador de negócios e incorporando na proposta de valor uma componente de segurança diferencial para empresas e cidadãos.

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