NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A qualidade das águas balneares e dos cuidados de saúde, bem como a reduzida taxa de criminalidade violenta foram os principais fatores que ditaram a classificação do país, segundo um estudo da Forbes Advisor.

Portugal apresenta-se como o 3.º destino mais seguro da Europa para visitar no verão deste ano, de acordo com um estudo da Forbes Advisor, que aponta a qualidade das águas balneares e dos cuidados de saúde, bem como a reduzida taxa de criminalidade violenta como os principais fatores que ditam a classificação do país.

 

“A segurança pode ser um fator decisivo quando as pessoas pensam onde vão passar as suas férias e estes números mostram que existem diferenças consideráveis por toda a Europa quando medimos fatores como a qualidade das águas balneares ou os níveis de criminalidade”, sublinha a Forbes Advisor no comunicado divulgado.

 

Neste ranking, Portugal obteve uma classificação de 82,1 pontos entre 100 possíveis, sendo um dos países que ficaram classificados em sétimo lugar no que diz respeito à qualidade das águas balneares, enquanto ao nível da poluição atmosférica o país ficou em quarto lugar, com uma das mais baixas taxas de poluição entre os países analisados. Já a qualidade dos cuidados de saúde foi o parâmetro que mereceu menor classificação, ficando no 10.º lugar.

 

O ranking de países mais seguros da Forbes Advisor é, no entanto, liderado pela Suíça, que obteve uma classificação de 88,3 pontos, uma vez que, apurou o estudo, este é o país que tem os melhores cuidados de saúde entre os 29 países europeus analisados, seguido dos Países Baixos e da Dinamarca.

 

A Suíça tem também uma das menores poluições atmosféricas e uma baixa taxa de criminalidade, fatores que garantem ao país uma boa classificação neste ranking, ainda que a qualidade das águas balneares da Suíça tenha ficado em sexto lugar.

 

Já o segundo lugar foi atribuído à Eslovénia, que alcançou uma pontuação de 82,3 pontos, uma vez que o país apresenta uma das mais baixas taxas de criminalidade violenta, enquanto a poluição atmosférica, qualidade das águas balneares e cuidados de saúde também apresentaram um “bom desempenho”.

 

Além da Suíça, Eslovénia e Portugal, o ranking dos países mais seguros para férias neste verão é ainda composto pela Áustria (81,4 pontos), Alemanha (81,2 pontos), Espanha (78,8 pontos) e República Checa (76,6 pontos).

Partilhar