NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A mais recente edição da MICAM - Milano Digital Show decorreu entre 18 e 20 de setembro. Os empresários portugueses mostravam boas expetativas para esta exposição e o balanço revelou-se positivo.

No dia de inauguração, estiveram presentes no evento o Ministro da Economia do Mar, António Costa Silva e o Secretário de Estado da Economia, João Neves que visitaram os stands de praticamente todas as 41 empresas portuguesas presentes.

 

A MICAM trata-se de uma feira plataforma, considerada a mais importante do setor do calçado a nível mundial. Esta edição contou com 35.470 visitantes desta edição, um aumento de 20 por cento em relação à edição do passado mês de março.

 

Apesar dar generalidade dos expositores portugueses não exportar para Itália e quando o fazem é de forma residual - com exceção da marca “Ambitious”, uma empresa de Guimarães que tem em Itália o seu principal mercado - o balanço da participação portuguesa apresentou-se positivo, sendo que a maioria das empresas estava satisfeita com os contactos estabelecidos e com boas perspetivas de negócios e aquelas que estavam mais preocupadas atribuem à instabilidade do cenário internacional decorrente da guerra na Ucrânia, ao aumento dos custos energéticos e dos transportes, os fatores que concorrem para uma redução do rendimento disponível para consumir em produtos e serviços que não sejam essenciais.

 

Nas mesmas datas da MICAM realizou-se a MIPEL, onde esteve a empresa portuguesa “Marta Ponti” e no último dia destas, iniciou-se a LINEAPEL, de 20 a 22 de setembro, de matérias-primas, acessórios e componentes para a indústria do calçado.

Partilhar