NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Buy-now-pay-later,a opção de comprar online com base no crédito, é uma das mais quentes tendências globais de comércio eletrónico. A forma conveniente de adiar os pagamentos para mais tarde é altamente atrativa e utilizada cada vez mais frequentemente por compradores online em todo o mundo.

Segundo a GlobalData, o valor total do mercado global de pagamentos BNPL duplicou entre 2020 e 2021. Para 2022, espera-se um valor de mercado de 214 mil milhões de dólares numa base global. Isto corresponde a um aumento homólogo de mais 78%.

 

Espera-se que o crescimento homólogo do volume total do mercado global de comércio eletrónico seja ligeiramente superior a 10% em 2022. A comparação com este valor realça mais uma vez a importância da BNPL no campo do comércio electrónico. Um recente inquérito Statista mostra como os compradores online dos EUA se envolvem com a tendência:

 

Os resultados recentemente divulgados do inquérito Statista “Best Online Shops U.S. 2023” mostram que existem diferenças significativas na utilização de serviços buy-now-pay-later entre homens e mulheres nos Estados Unidos – tanto na utilização atual como na planeada.

 

Quando questionadas sobre se compraram ou não um produto utilizando BNPL nos 12 meses anteriores ao inquérito, mais mulheres do que homens disseram que sim. 18% das mulheres que compraram online usaram BNPL até 5 vezes (masculino: 17%) e 11% usaram-no ainda mais frequentemente (masculino: 11%).

 

As mulheres parecem geralmente mais abertas a esta tendência. Outros 28% das inquiridas do sexo feminino afirmaram que poderiam imaginar utilizar BNPL num futuro próximo, enquanto quase metade dos compradores online do sexo masculino (48%) disseram que não conseguiam imaginar pagar com uma opção BNPL.

 

Também no que diz respeito ao tipo de produtos que os compradores online dos EUA compram utilizando BNPL, existem grandes diferenças tanto entre os sexos como entre as categorias de produtos:

 

De acordo com o inquérito Statista, a maioria dos utilizadores do BNPL dos EUA usa a opção de pagamento na categoria de moda. 58% utilizaram um serviço BNPL para pagar os artigos de moda nos 12 meses anteriores ao inquérito. Isto faz da moda, de longe, a categoria de produto mais popular para as utilizadores femininas de BNPL.

 

Entre os homens, a moda é apenas a terceira categoria mais popular, depois da alimentação e cuidados pessoais: Apenas 34% dos utilizadores masculinos de BNPL compraram artigos de moda utilizando um serviço BNPL. A categoria BNPL claramente mais popular entre os homens é a electrónica & media, com uma utilização de 58%, enquanto apenas 43% das mulheres nomearam a categoria. As taxas de utilização nas categorias mobiliário & aparelhos e brinquedos, hobby & bricolage são comparáveis entre homens e mulheres.

Partilhar