NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Os números das vendas de comércio eletrónico estão a aumentar constantemente.

De acordo com o Statista Digital Market Outlook, o mercado global do comércio eletrónico valia mais de 3,8 triliões de dólares em 2021 e atingirá uma receita total de 4,2 triliões de dólares até ao final de 2022. E todas estas tendências não resultam apenas num aumento dos números das vendas de comércio eletrónico em termos absolutos.

 

A análise estatística atual mostra uma relevância crescente do comércio eletrónico no negócio global do comércio a retalho.

Em 2021, o Comércio Eletrónico foi responsável por 16% do total das receitas globais do comércio a retalho. Por outras palavras, um em cada seis dólares gastos na compra de bens a retalho no mundo foi para um vendedor online.

 

Os analistas do Statista Digital Market Outlook esperam um aumento significativo da relevância do comércio eletrónico no total do comércio a retalho. Após um aumento de 6 pontos percentuais, prevê-se que o comércio eletrónico seja responsável por 22% das receitas totais do comércio a retalho em 2022.

O eCommerce ganhará importância em todas as categorias de produtos. Categorias pioneiras de comércio eletrónico, como a electrónica de consumo ou o vestuário, já tinham elevadas quotas online em 2021.

 

50% das receitas na categoria da eletrónica de consumo foram geradas no Comércio Eletrónico em 2021. Embora a categoria esteja bastante amadurecida no comércio eletrónico, prevê-se um outro aumento significativo. Após um acréscimo de 21%, prevê-se que a eletrónica de consumo atinja uma quota de receitas online de 60% em 2025.

 

As categorias vestuário e beleza e cuidados pessoais estão projetadas para ver taxas semelhantes de crescimento de quotas online. O campeão do crescimento em termos de quotas online no total de receitas de retalho é uma categoria de produtos de comércio eletrónico altamente imaturo: alimentos e bebidas.

 

Prevê-se que a quota do comércio eletrónico na categoria aumente de 5% em 2021 para 7% em 2025, o que ainda é baixo em comparação, mas corresponde a um aumento de quase 50%. A pandemia foi aparentemente a faísca em falta que foi necessária para desencadear um aumento sustentável do eCommerce no mercado dos alimentos e bebidas.

Partilhar