NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A atividade empresarial das Pequenas e Médias Empresas (PME) da Rússia continuou em território de crescimento em julho de 2022, principalmente devido a mudanças na componente de investimento.

O índice mensal RSBI, compilado pela Promsvyazbank em conjunto com a Opora Rossii, uma organização de empresários russos, e com a agência Magram Market Research, a que a ‘TASS’ teve acesso, dá conta que se encontra acima dos 50 pontos, o que representa um aumento da atividade empresarial. Valores abaixo dos 50 pontos representam uma queda.

 

“De acordo com o índice RSBI, que subiu para 51,1 pontos em julho de 2022, a actividade empresarial continuou a crescer gradualmente, particularmente através de mudanças notáveis na componente de investimento, que ganhou 2 pontos percentuais em comparação com o mês anterior e atingiu o nível do final do ano passado”, segundo o inquérito obtido pela agência de notícias.

 

Relativamente a dados do ano passado, foi em maio que o índice atingiu o seu máximo, nos 54,6 pontos, continuando depois na zona de crescimento, pelo que os valores de julho não são um recorde. Em Junho de 2022, o índice alcançou os 50,5 pontos.

 

No que toca aos vários setores de atividade empresarial, os dados enfatizam a componente de vendas, que tem estado a subir pelo quarto mês consecutivo. O setor dos funcionários também registou crescimento em julho, contrariamente à componente de empréstimos que diminuiu no mês em análise, mesmo que permanecendo com uma pontuação elevada.

 

Por fim, o documento também dá foco ao investimento, sendo que as empresas estão a investir ativamente nos fundos de desenvolvimento das operações, com a expectativa de alcançar um ambiente mais propício a esta componente.

Partilhar