A Readiness IT, é uma das empresas que constitui o Grupo RIT e cujo CEO é Adérito Ferreira, o principal acionista, em conjunto com outros acionistas e funcionários da empresa. A empresa é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho na aceleração digital da indústria das Telecomunicações, mas trabalha também com outros setores e indústrias, maioritariamente desenvolvendo projetos com tecnologias Low-Code. Fundada em 2015, a empresa entregou já mais de mil projetos de aceleração digital implementados em todo o mundo.
Em finais de 2022, a Readiness IT procedeu a uma mudança visual do seu logótipo. Adérito Ferreira, afirma que "esta mudança surge com o objetivo de mostrar a nossa modernidade, para acompanhar a evolução da estratégica da empresa no contexto do Grupo RIT, e para se alinhar à nossa missão e visão, de sermos um Acelerador de Inovação Digital através do uso da tecnologia".
O CEO da Readiness IT esclarece também sobre o impacto das novas parcerias estabelecidas no ano passado, nomeadamente com a Kloudville, outra empresa detida parcialmente pelo Grupo RIT, especializada em Marketplaces B2B para operadores de Telecomunicações. "Esta solução, Marketplace 360, foi desenvolvida com o foco nesta indústria e com a nossa experiência na Integração de Sistemas nas Telco, conseguimos rapidamente responder às necessidades dos clientes. Esta é a resposta à transformação da Indústria de Telecomunicações que se irá tornar mais numa plataforma de negócios do que um mero provedor de serviços de comunicações".
Como exemplo de sucesso deste tipo de implementação, Adérito Ferreira partilha dizendo que "foi por exemplo o que sucedeu numa conhecida operadora de Telecomunicações na Indonésia, a Indosat Ooredoo Hutchinson (com mais de 63 milhões de clientes e pertencente ao grande grupo Ooredoo), que com a nossa colaboração foi possível em menos de 3 meses, ter o seu Marketplace 360 operacional e integrado com os seus sistemas internos, para dar suporte à sua estratégia de criação de novas ofertas multi-parceiro para o seu mercado das PME".
Hoje esta operadora e com o apoio desta empresa portuguesa, tem uma nova oferta no mercado, onde além de oferecer serviços de conectividade (Internet, TV, comunicações), vende também serviços do seu parceiro Google (Google Workspace) e outros produtos e serviços.
As plataformas de Marketplace B2B estão a permitir também que as operadoras cheguem a novos mercados verticais (cuidados de saúde, indústria, segurança, transportes, etc.) e desta forma conseguirem uma expansão do seu negócio, a criação de novas fontes de rendimento, e garantir assim a sua sustentabilidade e rentabilidade. Também nesta área o Grupo RIT está a investir o seu crescimento, tendo lançado parceria em 2022 com empresa nacional líder em produto de processos clínicos em Hospitais.
A empresa conta também com outros parceiros tecnológicos nos seus projetos digitais, como são exemplo da Kloudville, Salesforce, Ericsson, Oracle, OutSystems, AWS, BluePlanet, Omnix e Appian. Existem novos parceiros a serem analisados, mas nesta fase ainda não podem ser divulgados.
Hoje, o Grupo RIT do qual faz parte a Readiness IT, conta com mais de 500 colaboradores altamente qualificados e certificados, espalhados por 8 países e 10 escritórios, como Portugal, Espanha, Chile, Perú, EUA, Canadá, Nova Zelândia, e mais recentemente na Sérvia.
Em Portugal, a trabalhar a partir da sua sede em Campanhã no Porto, a empresa conta com cerca de 100 colaboradores, em Lisboa com 25, e no Fundão 120, escritório este que também funciona como o maior centro de formação das empresas do Grupo RIT e onde se tornou num dos maiores impulsionadores de emprego da zona da Beira Interior, em parceria com várias universidades e politécnicos da região. O Grupo RIT encontra-se neste momento a contratar 100 novos colaboradores para os vários escritórios que tem espalhados pelo mundo, com o objetivo de crescer 20% em 2023.
Quanto à faturação do Grupo RIT, os números de 2022 ainda não estão fechados, mas apontam para a ordem dos 22 milhões de euros de receita. Em 2023, o objetivo é alcançar os 23 milhões de euros.