NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O Portal de Negócios e a Diáspora Business Intelligence, disponibilizado online recentemente através da Rede Global da Diáspora, projeto da Fundação AEP, pretende exponenciar o valor da diáspora portuguesa.

Através da Diáspora Business Intelligence o empresário pode encontrar um investidor ou um negócio para investir, assim como, conhecer os incentivos existentes para o investimento ou soluções de financiamento. Neste Portal de Negócios é possível conhecer a diáspora ao pormenor, permitindo às empresas identificar os canais de distribuição mais adequados a cada negócio e/ou setor de atividade.

 

Trata-se de funcionalidades exclusivamente dirigida a Empresas e Investidores, que visam facilitar e acelerar negócios à escala global, permitindo o contacto direto com 10.022 empresas de portugueses, em 154 países, e conhecer as 18.571 empresas portuguesas exportadoras.

 

O Portal de Negócios é de acesso gratuito, apenas é necessário registarem-se na plataforma https://redeglobal.pt e navegar entre as soluções e as oportunidades.

 

Potenciando a Rede Global da Diáspora, uma plataforma colaborativa, os responsáveis da Fundação AEP acreditam que estes números irão crescer exponencialmente.

 

“Se na primeira versão da Rede o foco foram os portugueses espalhados pelo mundo criando um efeito de partilha e promoção da oferta nacional, nesta versão 2.0 pretendeu-se criar um ambiente de negócios que incentive a aproximação dos empresários e investidores portugueses e promover a concretização de parcerias e negócios”, especificam.

 

Note-se que estas ferramentas vão ser apresentadas num Roadshow Nacional envolvendo 30 Associações Empresariais e em ativações e encontros de negócios internacionais que vão decorrer nos Países Baixos, Brasil, França e Estados Unidos.

 

Pretende-se que a Rede Global seja uma plataforma digital capaz de agregar o capital de relacionamentos e de networking junto da comunidade empresarial portuguesa dos vários países aderentes, e simultaneamente um elemento dinamizador de ações presenciais, capazes de acelerar o potencial de negócios e de parcerias entre as PME portuguesas e os empresários da Diáspora.

 

Este projeto, que conta ainda com o apoio institucional da AICEP e da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, parte de uma estratégia colaborativa de internacionalização assente numa plataforma capaz de promover o relacionamento dos portugueses espalhados pelo Mundo, ligando-os entre si e entre as PME portuguesas, com o intuito de os transformar em verdadeiros embaixadores e promotores da oferta nacional. A Rede Global da Diáspora é um projeto apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 – Sistema de Apoio às Ações Coletivas, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar