NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Desde malas Chanel a relógios Rolex, os produtos de luxo reúnem fãs um pouco por todo o mundo, mas existem países que se destacam na compra destes produtos exageradamente dispendiosos para o ser humano comum.

Muitos países viram a despesa com produtos de luxo a aumentar nos últimos anos, porém quem gasta mais dinheiro per capita é a Coreia do Sul, explica ‘Euronews’. A conclusão é dos analistas do Morgan Stanley que sublinham que os coreanos gastaram mais 24% em 2022 neste tipo de bens, num valor que corresponde a cerca de 15,4 mil milhões de euros, ou 300 euros per capita.

 

Este é um valor muito mais alto do que outros países, como a China ou os EUA, que gastam “apenas” 46 e 234 euros, per capita respetivamente.

 

No caso dos coreanos, esta procura está relacionada com um enorme aumento do poder de compra e uma vontade de certos sul-coreanos atingirem um determinado estatuto social. Na sociedade coreana, é socialmente mais aceitável exibir riqueza. De acordo com um estudo da McKinsey, apenas 22% dos sul-coreanos acreditam que ostentar produtos de luxo é de mau gosto, enquanto 45% dos japoneses e 38% dos chineses acham o mesmo.

 

O mercado de luxo sul-coreano tem crescido constantemente nos últimos anos, e esse crescimento foi acelerado pela pandemia Covid-19. Com muitos consumidores a optar por fazer compras online, as marcas de luxo tiveram um aumento significativo nas vendas digitais.

 

A mania do luxo na Coreia do Sul é mais do que benéfica para as marcas. A Moncler, por exemplo, informou que a sua receita na Coreia do Sul mais que duplicou no segundo trimestre de 2022 em relação a 2020. Da mesma forma, o Richemont Group, dono da Cartier e da Van Cleef & Arpels, entre outras, registou um aumento significativo nas vendas neste país do sudeste asiático.

 

Além do crescente mercado de luxo na Coreia do Sul, as marcas de luxo também estão a explorar a enorme indústria de entretenimento do país para aumentar as vendas. Um excelente exemplo disso é a recente nomeação da estrela da famosa banda de K-pop, BTS, Jimin, como embaixador global da Dior.

 

A Dior anunciou a parceria com Jimin através das redes sociais no mês passado, sublinhando que a nomeação da estrela dos BTS “solidifica” a sua relação com a marca francesa e “mantém um vínculo” com o diretor artístico de moda masculina, Kim Jones.

 

Kim Jones já desenhou roupas de palco para a banda de K-pop, sendo que a relação entre a Dior e Jimin já é antiga.

Partilhar