NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Em Portugal, este programa destinado a combater o desemprego (PRO_MOV) teve início em dezembro de 2021, através da criação do projeto-piloto, impulsionado pela Nestlé, SAP e Sonae, em colaboração com a EDP, Delta Cafés, Sogrape, ao lado do setor público, nomeadamente o IEFP, e em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A Nestlé é a primeira empresa a implementar o novo modelo de requalificação profissional em Portugal. O laboratório de indústria lançado em 2021 e liderado pela Nestlé, no âmbito do programa PRO_MOV, dirige-se a Técnicos de Manutenção Eletromecânicos e foi o primeiro a ser implementado em Portugal, revela a empresa em comunicado.

 

“Em janeiro de 2022, a empresa foi o ponto de partida deste projeto europeu através de uma ação de formação dirigida a Técnicos de Manutenção Eletromecânicos, no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) do Porto”, refere o comunicado.

 

“Trata-se de uma nova cultura de requalificação inovadora na medida em que acompanha os formandos ao longo de todo o processo, aplicando uma metodologia de formação com elevado envolvimento da empresa”, acrescenta a Nestlé.

 

A Nestlé anuncia que “vem reforçar a sua aposta em projetos da área de Recursos Humanos ao liderar o projeto-piloto do programa PRO_MOV, que pretende implementar uma nova cultura de requalificação profissional em Portugal”.

 

“Ao longo de seis meses, os alunos embarcaram numa formação de cariz intensivo, com o mais alto nível de retenção na aprendizagem, preparando-se para o próximo passo do plano: a formação prática em contexto real de trabalho, durante três meses e com data de início a 19 de setembro”, diz a Nestlé.

 

“É esta componente prática e o facto de ser remunerado, bem como o acompanhamento e apoio permanente de um profissional experiente na área, que torna esta metodologia diferenciadora e decisiva para a aceleração da requalificação dos formandos”, frisa a empresa.

 

A Nestlé vem, ainda, anunciar um segundo curso para Técnicos de Manutenção Eletromecânicos, durante o próximo ano.

A componente prática do programa em contexto de trabalho remunerado arranca no dia 19 de setembro e as inscrições para a integração num novo curso, em 2023, abrem já em novembro deste ano.

 

O PRO_MOV é um programa que se insere na iniciativa europeia “Reskilling 4 Employment” (R4E) e tem como objetivo combater o desemprego e promover a requalificação de um milhão de profissionais ao nível europeu, até 2025, “cuja qualificação e/ou experiência seja desajustada face a necessidades atuais e emergentes de um mercado de trabalho em profunda alteração”.

 

Em Portugal, esta iniciativa teve início em dezembro de 2021, através da criação do projeto-piloto, impulsionado pela Nestlé, SAP e Sonae, em colaboração com a EDP, Delta Cafés, Sogrape, ao lado do setor público, nomeadamente o IEFP, e em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

 

“O objetivo é lançar 30 cursos e abrir 600 turmas, em diversas áreas de atividade e regiões do país, requalificando 20 mil portugueses até 2025”, explica o comunicado da Nestlé.

 

Em julho deste ano, a Associação Business Roundtable Portugal (BRP) associou-se ao PRO_MOV, contando assim com o envolvimento de mais 17 empresas associadas (Altice, BA Glass, BPI, CIN, CTT, Delta, EDP, Fidelidade, Galp, Hovione, José de Mello, Millennium BCP, Salvador Caetano, Semapa, Sogrape, Sovena e Sugal) e 6 empresas externas (Aveleda, Bosch, Esporão, ManpowerGroup, Symington, The Fladgate Partnership), contribuindo assim para acelerar o desenvolvimento e execução do programa.

Partilhar