Dedicado à transformação da indústria através de tecnologias disruptivas, e com especial destaque para a Indústria 5.0, o certame prevê a participação de mais de 250 peritos, num programa de apresentações em torno de seis eixos temáticos ou etapas transversais com o objetivo de oferecer uma nova abordagem intersetorial: IOT Indústria, Inteligência Artificial (IA), Gémeos Digitais (DT), Computação de Bordos, Realidade Aumentada e 5G.
Portugal estará presente com 3 empresas.
ISE Sistema Integrado Europa – Considerada a feira mais importante do mundo na área da indústria audiovisual, a ISE terá lugar de 31 de janeiro a 3 de fevereiro na Fira de Barcelona. A mesma apresentará as novas características centradas em responder à crescente relevância das tecnologias de produção e distribuição de conteúdos no mercado de integração de sistemas e pró-AV.
A ISE 2023 contará com mais de 70 expositores, dos quais, 9 empresas portuguesas, que apresentarão as suas ofertas na produção e distribuição de conteúdos.
INTERGIFT, A Feira Internacional de Gift e Decoração, organizada pela Feira de Madrid-IFEMA, a realizar de 1 a 5 de fevereiro, é um certame de referência no setor do gift e decoração em Espanha e Portugal.
Trata-se de um evento que conta com áreas de alta-decoração, têxtil-lar, gift, bazar, entre outros. Sendo um certame profissional e de carácter bianual (tendo lugar em setembro e fevereiro), a edição de fevereiro tem tradicionalmente uma maior predominância da decoração, têxtil e mobiliário, sendo a de setembro uma edição com maior predominância do gift.
A última edição de setembro reuniu cerca de 350 marcas, tendo contado com mais de 31.000 visitantes.
BISUTEX é o salão espanhol especializado em Bijutaria, marroquinaria e complementos de moda, tendo lugar de 2 a 5 de fevereiro, na IFEMA em Madrid.
De periodicidade bianual (fevereiro e setembro) e em simultâneo com a Intergift e Madrid Joya, vida coordenar uma oferta atrativa para o comprador de moda.
Os setores alvo da Bisutex são óculos, cintos, lenços, relógios, carteiras, laços para o cabelo, chapéus, entre outros. Conta com cerca de 250 marcas por edição, oriundas de 14 países, com destaque para a Alemanha, Áustria, Brasil, Bulgária, Bélgica, Colômbia, Estados Unidos, França, Índia, Itália, México, Portugal, Turquia e Venezuela.
A 66ª edição da MADRIDJOYA, a realizar de 2 a 5 de fevereiro, reúne um universo de 260 empresas de 13 países, as quais apresentam as suas coleções de joias, relojoaria e de acessórios e complementos para esta indústria.
Trata-se de um palco plural com uma grande variedade de propostas para as diferentes ocasiões e acontecimentos, em que as joias são um imprescindível complemento de moda.
De periodicidade bianual (fevereiro e setembro), é tradicionalmente visitada por retalhistas multimarca ou independentes, e agentes.
O número de visitantes e contabilizado em simultâneo com os salões Intergift, Momad e Bisutex, tendo a última edição registado 35.000 visitantes.
MOMAD, Feira de Moda e Calçado e acessórios, A feira internacional de moda, a realizar de 3 a 5 de fevereiro, oferece duas edições por ano, fevereiro (coleções Outono/Inverno) e setembro (coleções Primavera/Verão).
Conta com a presença de 300 marcas expositoras de vestuário, nomeadamente feminino, de calçado e acessórios, assim como uma área denominada EGO para os jovens criadores, uma outra “Sustainable Experience” dedicada às marcas focadas na sustentabilidade e responsabilidade ambiental e social.
É visitada por compradores e retalhistas multimarca de âmbito nacional e internacional sendo palco das últimas tendências de moda para a estação seguinte.
Também os fabricantes, grossistas e importadores apresentam coleções para mulher, homem, casual wear/denim, festas e cerimónia.
BARCELONA WINE WEEK. Após o êxito das passadas edições, este certame regressa com a sua terceira edição ao recinto Monjuic- Fira de Barcelona, de 6 a 8 de fevereiro, agrupando a maior oferta vitivinícola de Espanha e contando para esse efeito com a presença de mais de 600 caves e 60 Denominações de Origem Protegidas (DOP), com o objetivo de dar a conhecer o seu vinho. A passada edição contou com mais de 18.000 visitantes, 6.000 reuniões de negócios e 470 grandes compradores internacionais de mercados.
PROMOGIFT, Salón Internacional del Regalo Promocional terá lugar na Ifema Madrid, de 7 a 9 de fevereiro, envolvendo expositores do setor de maquinaria e impressão dirigidas a personalização de T-shirts, canecas, telemóveis, e das tecnologias para individualizar objetos, entre outros.
A edição de 2022 contou com 110 expositores de 6 países e foi visitado por 1500 compradores (empresas registadas).
A organização deste certame conta com a colaboração das associações mais representativas do setor: Asociación de Importadores, Mayoristas y Fabricantes de Artículos Promocionales (www.aimfap.com) e a Asociación de Fabricantes y Vendedores de Artículos Publicitarios y Promocionales, (https://www.fyvar.es/).
ENOMAQ - Trata-se de um certame e montra do potencial tecnológico da indústria do vinho, do azeite e da cerveja, tendo lugar na Feria de Zaragoza, de 14 a 17 de fevereiro.
A Exposição Internacional de Máquinas, Técnicas e Equipamentos é o ponto de encontro de 650 marcas do setor, provenientes de vinte países.
O foco desta edição centrar-se-á na especialização, oferecendo as últimas soluções em maquinaria, técnicas e equipamentos, refletindo um quadro tecnológico e económico de acordo com a situação atual do mercado, onde os profissionais poderão partilhar experiências e reunir o máximo de informação possível sobre a tecnologia que lhes permitirá realizar a sua atividade da forma mais eficiente.
Para além da área expositiva, a ENOMAQ oferece um programa completo de atividades paralelas, com uma vasta gama de conferências técnicas que abordarão temas como "Avanços na investigação", "Expectativas da sociedade no setor do vinho" ou os "Desafios da sustentabilidade e novos paradigmas de consumo".
GENERA - A 25ª edição do certame terá lugar na IFEMA e Madrid, de 21 a 23 de fevereiro, onde serão apresentadas as últimas novidades de empresas espanholas e internacionais relacionadas com os setores da Energia, Energias Renováveis, Desenvolvimento Sustentável, Ambiente e Energia.
Está prevista a participação de 257 empresas, de 19 países, das quais, 6 portuguesas, num total de mais de 25.000 visitantes.
ARCO Feira Internacional de Arte Contemporânea, é uma das feiras mais importantes do mercado de arte contemporânea a nível internacional, a levar a efeito de 22 a 26 de fevereiro. A 42ª edição da ARCO terá o Mediterrâneo como projeto central, através do programa, “El Mediterráneo: un mar redondo”, comissariado por Marina Fokidis, em colaboração com Bouchura Khalili, Hila Peleg e Pedro G. Romero.
A mesma girará em torno da cena artística dos países que rodeiam este mar, de sul a norte e de costa a costa, sendo que a ARCOmadrid 2023 manterá os seus programas habituais.
Deste modo, completam-se os conteúdos artísticos com o programa geral como eixo principal do certame, formado por galerias selecionadas pelo comité organizador, assim como as secções “Opening by Allianz”, comissionada por Julia Morandeira e Yina Jimenez, no âmbito das quais se apresentam jovens galerias e o programa “Nunca lo mismo. Também o Arte Latino”, comissariado por Marino Mayer e Manuela Moscoso, reforçará o vinculo histórico entre a ARCOmadrid e a arte da América Latina.
(MWC) Mobile World Congress, o congresso anual sobre o mundo da comunicação móvel, Terá lugar na Fira de Barcelona, de 27 de fevereiro e 2 de março.
Organizado pela Associação GSMA, desde 2006, é considerado o congresso mais relevante do setor à escala mundial, constituindo a montra global de tecnologias móveis, novidades e soluções móveis, designadamente tecnologias, produtos e serviços, os quais serão o futuro das telecomunicações móveis (5 e 6 G, Inteligência artificial, IoT, Macrodados).
Este evento espera acolher milhares de empresas de todo o mundo, sob o lema "Velocity: unleashing tomorrow’s technology-today’", visando concentrar-se na aceleração do crescimento e das relações industriais, apoiado pela conectividade.
Na passada edição, contou com 1.900 empresas e ocupou 6 pavilhões.
4YFN , a realizar de 27 fevereiro a 2 de março, e em paralelo com a MWC, é o certame de referência destinado a start-ups, investidores, aceleradoras, incubadoras, instituições públicas e grandes empresas, oferecendo uma oportunidade de networking para empresários, investidores, empresas, e instituições públicas. Constitui, ainda, um espaço privilegiado para empresas tecnológicas, em fase inicial, as quais procuram financiamento
Sob o lema "humanising technology", a 4YFN 2023 centrar-se-á na criação de um campo tecnológico mais humanizado, ajudando-os a enfrentar os desafios atuais e futuros da sociedade. Daí, a presente edição ter um enfoque especial na Frontier Tech (Inteligência Artificial, conectividade 5G, robótica...), Digital Health (análise aplicada à saúde, diagnóstico...), Edtech (revolução na educação) e Impact (desafios da Agenda das Nações Unidas para 2030).
A edição de 2022, contou com 600 start-ups, de 35 países, as quais apresentaram projetos inovadores, tendências vanguardistas do setor tecnológico como o Blockchain, IoT, Inteligência Artificial, Tech Transfer e Corporate Ventures, entre outras.
CEVISAMA, a realizar de 27 de fevereiro a 3 de março, é considerado um certame incontornável nos setores da Cerâmica e Revestimentos, Rochas Ornamentais, Máquinas para a Construção, e Equipamento Sanitário.
Aqui se apresentam as últimas propostas e produtos relacionados dos setores representados, dedicados sobretudo a arquitetos, designers, decoradores, agentes comerciais, importadores e fabricantes de mais de 145 países.
Na passada edição, a CEVISAMA contou com a presença de 300 grandes grupos de cerâmica espanhóis e internacionais, com especial relevância para a França, Reino-Unido, EUA e Canadá.
EMPACK Y LOGISTICS & AUTOMATION, a realizar de 1 a 2 de março, faz parte do European Easyfairs Packaging Portfolio, constituindo a maior rede de eventos dedicada à promoção de negócios e inovação na indústria de embalagens.
A primeira edição do evento foi realizada em Madrid (2008) e desde então o crescimento tem sido constante, tanto em número de visitantes como de expositores, tendo-se consolidado como a principal feira anual de embalagens.
FINE #WineTourismExpo, la Feria Internacional de Enoturismo, a realizar a 1 e 2 de março, é um evento dirigido exclusivamente a profissionais do enoturismo: adegas, rotas e destinos, tour-operadores, agências de viagens, hotéis, entre outros.
A FINE articula-se essencialmente em torno de 3 eixos: exposição comercial; área de entrevistas com compradores espanhóis e internacionais; e jornadas de intervenção de especialistas na comercialização, inovação e enoturismo.
Portugal desempenha um papel fundamental, através da participação da ViniPortugal e de importantes adegas e rotas nacionais.
Prevê-se a presença de mais de 120 adegas, rotas de vinhos e hotéis de Espanha, Portugal e Itália, entre outros.
MEAT ATTRACTION , a realizar de 6 a 8 de março, é a feira de referência da indústria da carne para promover o desenvolvimento e crescimento das empresas que compõem o seu tecido empresarial.
WORLD OLIVE OIL EXHIBITION, a realizar de 7 a 8 de março, é organizada pela Pomona Keepers, entidade que trabalha para a promoção e comercialização do azeite a nível mundial.
SMAGUA, Exposição Internacional de Água e Rega, terá lugar de 7 a 9 de março, na Feira de Saragoça, onde serão apresentadas as últimas inovações das empresas espanholas e internacionais relacionadas com os setores da Água, Tratamento de Águas, Resíduos, Ambiente e Energia.
Na edição de 2023, o certame expandirá a sua oferta, incorporando o setor de vital importância do ambiente através do SMA – Salón del Medio Ambiente, oferecendo soluções em sectores-chave como o tratamento e gestão de resíduos, recuperação de energia, poluição ambiental e remediação de solos contaminados.
Paralelamente, realizar-se-á a terceira edição do SPAPER - Salão Internacional de Máquinas e Equipamentos de Pasta, Papel e Cartão, plataforma empresarial para a indústria da celulose, papel e cartão ao longo de toda a cadeia de valor: da matéria-prima à produção de papel, processamento posterior e gestão de resíduos.
FUTURMODA Feira Internacional de Componentes, Curtumes, Têxteis e Máquinas para o Calçado e Marroquinaria, a realizar de 8 e 9 de março, ocupará uma área de exposição de 12.000 m2 e no âmbito da qual se apresenta uma ampla exposição de artigos para o calçado e marroquinaria, têxtil, confeção e moda. Conta com mais de 300 empresas expositoras oriundas de Espanha, Itália, Portugal e França, entre outros países.
No âmbito deste certame, tem lugar uma série de seminários, conferências e outros atos paralelos, considerados como uma excelente fonte de informação sobre tendências e evolução dos setores integrados no certame.
INFARMA, é o Encontro Europeu de Farmácia que integra o Congreso Europeo de Oficina de Farmácia e o Salão De Medicamentos e Parafarmácia, o qual terá ludar de 14 a 16 de março, em Barcelona.
Durante 3 dias, laboratórios e empresas partilham experiência, procuram encontrar soluções para ganhar eficiência, incorporar novas linhas de negócio, ou aprender sobre serviços para aumentar a fidelização do cliente. É ainda um palco privilegiado para fortalecer marcas.
IBERZOO+PROPET , a realizar de 15 a 17 de março, é uma feira internacional organizada pela IFEMA MADRID e pelas associações promotoras AMVAC e AEDPAC. É destinada aos profissionais de animais domésticos, constituindo-se como a grande plataforma comercial e de negócios para o setor profissional de Animais de Companhia na Península Ibérica. .
FIGAN – Feira Internacional de Produção Animal, a realizar de 28 a 31 de março, é um certame referido como o Epicentro de Inovação e Tecnologia no Setor Agrícola, Inovação e Tecnologia, destinado a profissionais do setor.