NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A 6ª edição do prémio do Programa de Aceleração Discoveries foi entregue a três startups. Este ano, as empresas que mais se destacaram pertencem a três países diferentes: Portugal, Itália e México.

O programa de Aceleração Discoveries, organizado pela Fábrica de Startups e que conta com o apoio do Turismo de Portugal, “tem como objetivo dinamizar o setor do turismo, em Portugal, apoiando startups nacionais e internacionais com elevado potencial”.

 

Este ano, o júri elegeu as startups Nomad Distric, nøytrall e The Data Appeal Company como grandes vencedoras. A eleição esteve a cargo de António Lucena de Faria, representante da Fábrica de Startups, Ana Caldeira, do Turismo de Portugal, Miguel Barbosa, da Portugal Ventures e de Roberto Antunes, do Nest-Tourism Innovation Center Portugal.

 

O Grande Final Life is a Pitch decorreu na passada quinta-feira, dia 29 de abril, em Oeiras, no Parque dos Poetas. Segundo o comunicado de imprensa, o objetivo era que, durante cinco semanas, as 20 startups escolhidas validassem e desenvolvessem “o seu modelo de negócio, através da metodologia da FabStart”.

 

Jaime Garcia, da Nomad District – uma plataforma que promove o nomadismo digital –, afirma que “esta vitória é excelente para os nossos planos estratégicos”, sublinhando que “Portugal é o local perfeito para entrar nos mercados europeus e é também um dos maiores Digital Nomad Hubs”. O representante da empresa vai mais longe e afirma que “esperamos estabelecer operações em Portugal e começar a aumentar a nossa presença internacional”.

 

Para o co-fundador da nøytroll, uma plataforma que oferece um sistema de monitorização do consumo dos hóspedes, reconhece que esta vitória representa o esforço demonstrado pela equipa. “Estes reconhecimentos para além de mostrarem que a nøytrall está num bom caminho, trazem também uma responsabilidade acrescida e muito trabalho pela frente”, declara.

O CEO da The Data Appeal Company – plataforma que ajuda a gerir e a interpretar dados online –, Mirko Lalli, garante que o prémio é o culminar de investimentos, ideias, esforços e tempo dedicado ao projeto. Mirko Lalli afirma que “estar no círculo de vencedores da Discoveries 2021 é uma grande honra da qual estamos muito orgulhosos”.

 

A sessão de abertura da Grande Final do Discoveries ficou a cargo do vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Francisco Rocha Gonçalves, e de Ana Caldeira, do Turismo de Portugal.

 

O prémio atribuído às startups foi uma “Tourism Innovation Tour por Portugal”, e esta distinção permitirá que as três empresas escolhidas possam “ficar a conhecer o ecossistema empresarial português e encontrar potenciais parceiros e clientes”.

Partilhar