NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A AICEP celebra, este ano, 15 anos de atividade. Uma década e meia a contribuir para o crescimento da economia nacional, através do apoio à internacionalização das empresas, da angariação de investimento qualificado e da promoção da imagem de Portugal e das marcas portuguesas no exterior.

Nestes 15 anos, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal foi responsável pela angariação de 11 mil milhões de euros em investimento produtivo, atingindo o máximo histórico anual de 2,7 mil milhões em 2021.

 

O investimento captado resultou na criação de mais de 34 mil postos de trabalho, via Investimento Produtivo Contratualizado, e em mais de 17 mil postos de trabalho de raiz, através da angariação de mais de 100 Business Services Centres para o país.

 

No apoio à exportação e à internacionalização das empresas, é de salientar que haverá um impacto esperado de mais de 13 mil milhões de euros para as exportações de bens, até ao final dos projetos contratualizados em Inovação Produtiva. Ou seja, o investimento captado pela AICEP promove as exportações, contribuindo para o crescimento da Economia.

 

Ao longo destes anos, a AICEP apoiou mais de 7 mil projetos de Internacionalização, atingindo mais de 3,7 mil milhões de euros de investimento contratualizado em promoção empresarial. Ao todo, mais de 17 mil empresas são acompanhadas pela AICEP.

 

Globalmente, foram atribuídos mais de 4 mil milhões de euros em incentivos.

 

A AICEP, criada em 2007, resulta da fusão do ICEP Portugal e da API – Agência Portuguesa para o Investimento, tendo como missão o aumento da competitividade e notoriedade de Portugal, através da dinamização de investimento estruturante e da internacionalização das empresas portuguesas. Como escritórios no Porto e em Lisboa e Lojas de Exportação espalhadas pelo país, opera uma Rede de mais de 50 Delegações em todo o mundo.

Partilhar