NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Calendário BOW de janeiro com missões empresariais à Ásia Oriental.

A AEP - Associação Empresarial de Portugal promove, durante as próximas duas semanas, missões empresariais virtuais à China, Hong Kong, Japão, Macau e Coreia do Sul para os setores agroalimentar e bebidas, indústria e serviços, vinhos, cerâmica, cortiça e TIC.

 

Entre janeiro e fevereiro, as empresas participantes podem realizar 6 reuniões para os cinco mercados, que no seu conjunto contam com mais 1500 milhões de consumidores e representam cerca de 20% da população mundial.

 

As missões empresariais virtuais da AEP pretendem contrariar a estagnação da economia nacional, criando oportunidades de exportação de bens e serviços para as PME portugueses.

 

Através da identificação de potenciais parceiros e o agendamento de reuniões, as missões empresariais virtuais permitem desenvolver contactos com empresas internacionais, ajudando as PME nacionais a diversificar mercados.

 

A China regista o 2º maior PIB mundial, em termos nominais e situa-se na 1ª posição em número de habitantes. Foi o 14º cliente das exportações portuguesas de bens em 2019, ocupando a 6ª posição ao nível das importações. As exportações situaram-se em 602,8 milhões de euros.

 

Hong Kong, pela sua dimensão e dinamismo económico, é um mercado desenvolvido e uma das economias mundiais mais competitivas. É uma importante plataforma de entrada de produtos europeus na China Continental, beneficiando do Acordo CEPA.

 

O Japão tem a 3ª mais poderosa economia mundial, com consumidores sofisticados e com apetência por produtos estrangeiros. É um mercado aberto às importações, fortemente concorrencial e muito rigoroso em termos da qualidade e segurança dos produtos.

 

Nos últimos anos, a economia de Macau registou um notável desenvolvimento. A abertura das fronteiras da China Continental foram fatores essenciais para a economia macaense registar um crescimento assinalável. Em termos de PIB per capita, o território apresenta dos valores mais elevados da região da Ásia-Pacífico.

 

A Coreia do Sul tem uma economia de mercado bem alicerçada e recursos humanos altamente qualificados. É um país de forte base industrial e um dos mercados mais abertos do mundo.

Partilhar