NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O ranking “World Top Container Ports 2022”, da revista especializada “Container Management”, mostrou que o Porto de Sines subiu três posições, ocupando agora o 95º lugar, salientando como um dos portos europeus que alcançou um crescimento de dois dígitos.

sta subida acontece depois de o Terminal de Contentores do Porto de Sines ter terminado o ano de 2021 com a melhor marca de sempre, onde ultrapassou os 1.8 milhões de TEU (contentores de 20 pés), o que corresponde a um crescimento homólogo de 13%.

 

“As obras de expansão que visam duplicar a capacidade de movimentação do terminal de Contentores (Terminal XXI) para 4.1 milhões de TEU decorrem a bom ritmo, com a primeira etapa, que inclui 204 metros adicionais de comprimento de cais, a ter sido concluída em junho. Uma vez que o terminal tem agora capacidade de movimentação de três Megacarriers em simultâneo, espera-se que haja um aumento da movimentação anual. Concluídas as obras, que resultam de um investimento privado de 660,9 milhões de Euros por parte da PSA Sines, concessionária do Terminal, será possível a operação simultânea de quatro Megacarriers”, explica a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) em comunicado.

 

Para além de estarem a ser promovidas a construção e a melhoria dos acessos ferroviários no terminal, o Governo português também está a trabalhar de forma a reforçar a ligação ferroviária entre Sines e a fronteira espanhola, para que o porto sirva mais eficientemente importadores e exportadores ibéricos.

 

Sobre perspetivas para os próximos dez anos, um dos principais objetivos é conquistar 8% do mercado ibérico.

Partilhar