NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a CCIPA – Câmara de Comércio e Indústria de Portugal – Angola, está a organizar a participação de empresas portuguesas na Feira Internacional de Luanda (FILDA 2022), que decorrerá em Luanda, Angola, na Zona Económica Especial, entre os dias 12 e 16 de Julho.

A comitiva nacional organizada pela AEP, que tem como objectivo apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e o aumento das exportações nacionais, é constituída por 12 empresas expositoras e mais duas empresas extra projecto BOW – Business on the Way, que vão desde a indústria alimentar, extractiva, construção, engenharia, entre outros.

 

Para Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, “a participação portuguesa no maior evento comercial de dimensão internacional em Angola é encarada como uma oportunidade para consolidar as presenças estabelecidas neste mercado e fortalecer as relações comerciais entre ambos os países”.

 

Segundo o INE, Angola foi o 9º cliente das exportações portuguesas de bens em 2020, com uma quota de 1,6% no total, ocupando a 25ª posição ao nível das importações (0,6%).

 

As estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontam para um crescimento de 2,4% do PIB – Produto Interno Bruto de Angola em 2022, impulsionado pelo aumento do preço do petróleo e a recuperação gradual verificada no país neste período pós-pandemia.

 

Oportunidades na agricultura

 

Segundo dados da Secretaria de Estado das Finanças e Tesouro de Angola, entre 2020 e 2021, o país alienou 64 activos, arrecadando 1,3 mil milhões de euros, esperando-se que este processo continue durante o ano de 2022, o que permite a investidores externos acesso a sectores fundamentais da economia, tais como a banca, agricultura, hotelaria e turismo, finanças, seguros, indústria, telecomunicações, petróleos, entre outros.

 

A primeira missão de empresas promovida pela AEP remonta a 1990 e, desde então, a associação tem organizado inúmeras participações em feiras e missões, tendo já envolvido largas centenas de empresas portuguesas.

 

Comitiva nacional organizada pela AEP – FILDA 2022

AZEOL Comércio por grosso de azeite, óleos e gorduras alimentares
AGIR Comércio por grosso de carne e produtos à base de carne
ARCEN ENGENHARIA Soluções de engenharia
AZCÔA Comércio por grosso de azeite, óleos e gorduras alimentares
BALSI – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Actividades de programação informática
CARFEL Fabricação de máquinas para as indústrias extractivas e para a construção
HRV – EQUIPAMENTOS DE PROCESSO Equipamentos de processo

Agroindústria

LABMAN Comércio por grosso de produtos químicos
LACTO SERRA Indústria de leite e derivados
METALÚRGICA DO TÂMEGA Fabricação de máquinas para as indústrias extrativas e para a construção
PLASTIDOM Fabricação de outros artigos de plástico
VALART Fabricação de equipamentos de elevação e de movimentação
METALOMARÃO (*) Fabricação de máquinas para as indústrias extrativas e para a construção
RANGEL LOGISTIC SOLUTIONS (*) Transitários

Partilhar