Esse sentido de responsabilidade estende-se da esfera pessoal à corporativa e é no mundo das empresas que o problema se adensa, mas também que novas soluções surgem. Independentemente da dimensão, cabe a cada uma das empresas encontrar alternativas à altura e implementar práticas que permitam, entre outras coisas, a sustentabilidade nos seus negócios.
Consciente dos benefícios ambientais e sociais da adoção de práticas que cuidam do planeta e das pessoas, a Cash Converters, empresa de compra e venda de produtos em segunda mão, reuniu algumas práticas sustentáveis que as empresas podem e devem adotar em 2023:
- Reciclar – Esta é uma prática já conhecida dos portugueses, mas ainda ignorada por muitas empresas. Atualmente, ainda há espaço para reduzir a quantidade de resíduos produzidos e o impacto dos mesmos no ambiente se as empresas promoverem a reciclagem. Deste modo, colocar contentores de reciclagem por todos os escritórios é uma forma eficiente de controlar o impacto ambiental e até de promover momentos de entreajuda e aprendizagem nas equipas, que poderão ter de se questionar onde colocar as embalagens do almoço, por exemplo;
- Reduzir o uso de papel – Mais ecológico do que comprar papel reciclado é não comprar papel, de todo. As empresas de hoje podem aproveitar a era digital onde atuam e canalizar as “mensagens” em canais online como Slack, WhatsApp ou email para reduzir drasticamente o consumo de papel. Deste modo, é possível implementar nas organizações políticas “papel zero”, onde se dá preferência aos documentos digitais, sempre que for possível. Quando não houver alternativa, será benéfico utilizar papel sustentável;
- Fazer viagens sustentáveis – Portugal é um país bastante desenvolvido no que ao transporte diz respeito, já que desde as bicicletas aos transportes públicos não faltam opções. Neste sentido, há que motivar os colaboradores a aproveitar as ciclovias e os transportes partilhados como meio de transporte preferencial, sempre que possível. Assim, poderão fazer viagens com menos impacto no ambiente e tornar as idas de bicicleta ou trotinete para reuniões e outros eventos no novo “normal”;
- Dinamizar ações de consciencialização – Dedicar um dia à limpeza de uma praia ou ao conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por exemplo, podem parecer ações simples e que poderão não ter um impacto relevante. Contudo, este tipo de ações de consciencialização pode de facto ser o primeiro passo para provocar mudanças nos colaboradores e, consequentemente, beneficiar a sua atuação e a da sua empresa no meio ambiente. Por sua vez, estas podem ainda ser consideradas ações de team building e aplicadas a datas importantes na empresa, como o aniversário da mesma.
- Investir em projetos verdes – As empresas são praticamente fábricas de impacto ambiental. Desde o papel que usam até ao CO2 emitido para a atmosfera, há gastos que não conseguem controlar. Assim, conscientes deste impacto não controlável, as empresas devem colocar na sua lista de tarefas o investimento em projetos de compensação carbónica, ou projetos verdes, que irão compensar o impacto da mesma no meio ambiente.