Portugal tem uma nova empresa de drones, a POST77, foi fundada pelo fundador do grupo neerlandês LSIG, Django L’or, e pelo engenheiro Pedro Sinogas, fundador da empresa de drones Tekever.
A nova empresa vai-se centrar no desenvolvimento de drones autónomos de uso dual, concebidos para missões militares avançadas e aplicações civis críticas, dando resposta às necessidades mais urgentes da NATO, dos seus aliados e de instituições de segurança em todo o mundo.
A empresa já desenvolveu o seu primeiro drone modular, o AETHON, que “combina descolagem e aterragem vertical (VTOL), inteligência artificial (IA) e autonomia total em ambientes sem GPS ou comunicações, podendo atuar em rede como um enxame”, refere em comunicado.
Este drone tem um custo reduzido face aos competidores e atinge velocidades de cruzeiro acima dos 250 km/h, tendo um alcance de até 1.750 km.
A empresa apresenta ainda uma plataforma aberta, a P77 Aegis Autonomy Suite, onde combina um núcleo de IA proprietário com SDKs abertos, integração plug-and-play com sistemas NATO e compatibilidade nativa com ambientes de simulação.