A Malásia é um paı́s com um ambiente favorável ao comércio online e com um bom nı́vel de competências digitais, sendo um mercado com algum potencial em termos de e‑commerce. Mas existem outras razões para as empresas portuguesas exportarem para este mercado via comércio eletrónico:
• Uma população superior a 30 milhões de habitantes
• Mercado de e‑commerce com perspetivas de crescimento
• Mercado competitivo, com inúmeros vendedores e uma ampla variedade de produtos
• Elevada penetração ao nı́vel dos smartphones
• A diferença entre a taxa de penetração da Internet e a percentagem de compradores através de e‑commerce no total da
população evidencia um grande potencial de crescimento do número de compradores
• Entidades públicas que pretendem desenvolver a digitalização do comércio
• A posição geográfica e o nı́vel de desenvolvimento logı́stico do mercado facilitam o comércio eletrónico
• Perspetiva‑se que a publicidade digital possa continuar a aumentar
O e‑commerce inclui a venda direta ao consumidor (B2C) e transações entre empresas (B2B). Este último tem também potencial para crescer na Malásia.
Existem vários marketplaces em termos de e‑commerce B2B no país, como por exemplo a Alibaba, Amazon Business, TradeIndia, EC21, eWorldTrade e Averest. Porém, a análise efetuada recai apenas na vertente B2C, dada a sua maior relevância junto do consumidor final.
• Uma população superior a 30 milhões de habitantes
• Mercado de e‑commerce com perspetivas de crescimento
• Mercado competitivo, com inúmeros vendedores e uma ampla variedade de produtos
• Elevada penetração ao nı́vel dos smartphones
• A diferença entre a taxa de penetração da Internet e a percentagem de compradores através de e‑commerce no total da
população evidencia um grande potencial de crescimento do número de compradores
• Entidades públicas que pretendem desenvolver a digitalização do comércio
• A posição geográfica e o nı́vel de desenvolvimento logı́stico do mercado facilitam o comércio eletrónico
• Perspetiva‑se que a publicidade digital possa continuar a aumentar
O e‑commerce inclui a venda direta ao consumidor (B2C) e transações entre empresas (B2B). Este último tem também potencial para crescer na Malásia.
Existem vários marketplaces em termos de e‑commerce B2B no país, como por exemplo a Alibaba, Amazon Business, TradeIndia, EC21, eWorldTrade e Averest. Porém, a análise efetuada recai apenas na vertente B2C, dada a sua maior relevância junto do consumidor final.