O Lidl Portugal consolidou-se na última década como um parceiro estratégico para a internacionalização de produtores nacionais, com um impacto acumulado de 1.450 milhões de euros na economia portuguesa através da sua atividade exportadora.
Os dados resultam de um estudo da consultora independente Forvis Mazars e foram apresentados na conferência Portugal Exporta – O futuro são os nossos produtos, organizada pelo Lidl Portugal, no ano em que assinala 30 anos da sua entrada em Portugal.
O evento foi muito mais do que um “evento Lidl”, juntando especialistas e representantes institucionais para discutir o papel do retalho alimentar na economia nacional e na projeção internacional dos produtos portugueses. Além da apresentação do Estudo sobre Exportações do Lidl, o programa integrou dois painéis: “O impacto do retalho alimentar no país”, com a participação da APED, e “Retalho – De Portugal para o Mundo”, com contributos da AICEP, Portugal Fresh e ViniPortugal.
De acordo com o estudo, as exportações facilitadas pelo Lidl cresceram de 1 milhão de euros em 2014 para 163 milhões em 2024, traduzindo uma taxa média anual de crescimento de 62%. No total, o valor dos produtos nacionais exportados pela insígnia ascendeu a 773 milhões de euros no período analisado.