Com uma média anual entre 1.900 e 2.400 horas de luz solar, a Roménia destaca-se como um dos países europeus com maior potencial para a energia solar fotovoltaica. A urgência da transição energética tem acelerado o setor, que em 2024 atingiu os 5 gigawatts (GW) de capacidade instalada e que deverá superar os 10 GW em 2030.
A presença portuguesa no país tem vindo a consolidar-se, apoiada na reconhecida experiência nacional em energias renováveis. E já são várias as empresas portuguesas a atuar neste mercado, sendo uma empresa de origem portuguesa o 3º maior produtor de energia renovável na Roménia, o que reforça a imagem da oferta nacional e abre caminho para novas entradas.
O estudo setorial da AICEP (Ficha Setorial de Entrada no Mercado - Energia Solar na Roménia), recentemente divulgado, fornece uma visão detalhada do segmento da energia solar na Roménia, mapeando o setor, analisando o comportamento do mercado, a concorrência e as tendências e oferecendo recomendações às empresas portuguesas interessadas.