O dstgroup volta a reforçar o investimento na educação e na cultura, através da promoção de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) em parceria com o Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).
Este projeto, que já soma várias edições em diferentes áreas, tem como objetivo criar uma ponte entre a escola e o mercado de trabalho, garantindo mão de obra altamente qualificada e especializada em setores estratégicos da economia.
Com a duração de dois anos – três semestres de aulas teóricas e práticas, seguidos de um semestre de estágio curricular (Formação em Contexto de Trabalho) – os CTeSP oferecem uma formação curta, prática e altamente orientada para as necessidades do mercado.
Alguns cursos foram mesmo desenhados com base nos inputs fornecidos pelo dstgroup e contam com a participação de trabalhadores das empresas do grupo como formadores, assegurando uma ligação direta entre a academia e a realidade do setor.
Atualmente, o dstgroup promove, em colaboração com o IPCA, cursos como Preparação e Gestão de Obra (3.ª edição), Gestão de Redes e Telecomunicações Avançadas (3.ª edição, dstelecom), Soldadura Avançada (7.ª edição, bysteel), Preparação e Fabrico de Estruturas Modelares (3.ª edição, bysteel) e Apoio à Gestão (este último já está em curso, com trabalhadores do grupo).
As inscrições encontram-se ativas e destinam-se a jovens que concluíram o 12.º ano, adultos em reconversão profissional e trabalhadores do dstgroup que procuram atualizar ou aprofundar competências.
O grupo financia as inscrições dos seus trabalhadores e garante oportunidades de estágio no seu seio, reforçando o compromisso com a valorização interna do capital humano.
Com uma taxa de empregabilidade elevada, estes cursos respondem às carências de mão de obra qualificada em áreas críticas para o desenvolvimento da economia nacional.
Muitos dos alunos já se encontram a trabalhar no setor, estando em busca de progressão profissional ou de reciclagem de conhecimentos.
Paralelamente aos CTeSP, o dstgroup prepara o lançamento de uma nova plataforma de aprendizagem de idiomas destinada a todos os seus trabalhadores, reforçando a estratégia de valorização contínua de competências e de criação de oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Esta iniciativa insere-se numa visão integrada do dstgroup, que alia a cultura e a educação ao desenvolvimento económico e social, consolidando a aposta em pessoas como o maior ativo para o futuro