A AICEP disponibiliza um novo serviço para apoiar as empresas portuguesas no seu processo de internacionalização:a Livraria Digital. Esta plataforma concentra, num único ponto de acesso, informação atual e especializada sobre mercados internacionais, setores da oferta nacional, estatísticas de comércio, e-commerce e tendências globais de gestão e marketing. Encontram-se atualmente disponíveis na Livraria Digital mais de 450 ficheiros para consulta e download.
Reunindo perfis de mercado, fichas setoriais, guias práticos e análises estatísticas, oferece às empresas ferramentas concretas para fundamentar decisões estratégicas e expandir a sua presença além-fronteiras.
Entre os conteúdos disponíveis destacam-se:
- Informação estatística
Inclui dados do Comércio Internacional Português, com dados sobre as trocas comerciais de Portugal com o exterior de bens e serviços, Comércio Internacional Português por setores, que detalha áreas como o agroalimentar ou a metalomecânica, e ainda Indicadores Económicos de Portugal, que reúnem os principais dados macroeconómicos. - Perfis de mercado e fichas setoriais
Perfis de Mercado disponíveis para diversos países, bem como Perfis de Mercado de e-Commerce, exclusivamente dedicados ao comércio eletrónico de cada mercado. As Fichas Setoriais de Entrada no Mercado oferecem informação prática sobre a dimensão do mercado, concorrência, canais de distribuição e enquadramento legal para determinados setores. - Guias práticos e ferramentas digitais
Entre eles o “Guia Prático de e-commerce” ou documentos como “Boas Práticas em Marketplaces” e “Logística no e-commerce”. - Estudos de tendências
Reúnem análises sobre transformação digital, alianças estratégicas, sustentabilidade e novas práticas de marketing. Exemplos: “Big Data Analytics 3.0”, “Inovação Sustentável” e “A Economia da Experiência Digital”. - Manuais de apoio à internacionalização
A coleção “Vencer nos Mercados Internacionais”, por exemplo, apresenta um percurso estruturado, com módulos como Decisão de Internacionalizar, Análise e Seleção de Mercado e Estratégia de Marketing Local.
“Com a Livraria Digital, damos um passo decisivo na missão da AICEP: colocar conhecimento útil, atual e fiável nas mãos das empresas para decidirem melhor, exportarem mais e crescerem com menos risco. Ao reunir num só lugar inteligência de mercados e ferramentas práticas, encurtamos a distância entre a análise e a ação e reforçamos a competitividade de Portugal no mundo”, afirma o Administrador da AICEP, Francisco Catalão.
“Esta plataforma concentra perfis de mercado, fichas setoriais, guias práticos e estatísticas atualizadas — mais de 400 recursos de consulta fácil. É uma ferramenta que encurta o caminho entre a análise e a ação, complementa o acompanhamento da AICEP e aproxima as empresas das oportunidades nos mercados externos”, conclui.
Com a Livraria Digital, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal reforça a sua missão de promover a internacionalização da economia portuguesa e apoiar as empresas, em particular as PME, na expansão para novos mercados.
Através da sua rede de escritórios em Portugal e em cerca de 50 mercados externos, a AICEP identifica oportunidades de negócio, disponibiliza informação estratégica e oferece serviços de acompanhamento personalizados. A Livraria Digital surge, assim, como mais um recurso essencial para capacitar as empresas a competir com sucesso além-fronteiras.