As empresas portuguesas já podem comunicar os seus indicadores ESG de forma simples e gratuita com a Plataforma SIBS ESG, no site da AICEP. A disponibilização desta ferramenta resulta do protocolo estabelecido entre a AICEP e a SIBS, com o objetivo de acelerar a maturidade ESG do tecido empresarial português.
A Plataforma SIBS ESG surge como uma resposta prática e acessível para apoiar as empresas portuguesas no cumprimento das exigências ESG (Ambiental, Social e Governança) da União Europeia, reforçando a sua competitividade internacional.
A regulação ESG da UE, através da Taxonomia Europeia e da Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD), obriga as empresas à adoção de medidas sustentáveis e à comunicação das suas políticas e resultados em relatórios públicos, entre outros indicadores que as empresas poderão reportar.
A Plataforma ajuda a organizar indicadores ESG, avaliar o desempenho e acompanhar a evolução ao longo do tempo, integrando quatro áreas de análise complementares:
- ESG – avaliação abrangente dos indicadores ambientais, sociais e de governação;
- Taxonomia – alinhamento com os critérios da União Europeia;
- Calculadora de CO₂ – medição da pegada de carbono da empresa;
- Riscos físicos – identificação de vulnerabilidades associadas a alterações climáticas e outros fatores externos.
A ferramenta está acessível a todas as empresas com presença internacional ou em fase de internacionalização, que pretendam reforçar a sua competitividade e alinhamento com práticas sustentáveis reconhecidas globalmente, antecipando a sua preparação às futuras exigências normativas.
Para dar o primeiro passo na jornada ESG, as empresas podem aceder gratuitamente à Plataforma SIBS ESG, no site da AICEP.