A Sunshine+Kittens estabeleceu uma parceria com a MasterCard para a integração do seu jogo nas plataformas dos bancos. A startup britânica está a instalar-se em Portugal, onde espera ter 70 pessoas em três anos.
Quando o filho de Charles O'Neill descreveu a ama como a combinação entre luz do sol ("sunshine", em inglês) e gatinhos ("kittens"), o cofundador e CEO da Sunshine+Kittens soube que tinha encontrado o nome para a sua startup. Aliás, foi a criança a inspiração para o negócio, já que 0'Neil e o cofundador e diretor criativo Paul Jason decidiram criar um projeto lúdico e gamificado para ensinar conceitos de poupança, gestão e investimento a jovens dos seis aos 12 anos após terem procurado sem sucesso opções para os seus filhos. Criada em Inglaterra, é na Covilhã que a startup se está a instalar.
'A empresa tem dois anos, mas começámos a ter tração há um ano e foi em Portugal que o conseguimos, porque a AICEP acabou por ser um grande patrocinador nosso", explica ao Negócios João Sousa, diretor-geral da empresa, que está a inaugurar este mês os escritórios no Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã onde estarão, para já, 10 pessoas, mas que o responsável antecipa que cheguem às 70 dentro de três anos.
"Vamos fazer a nossa base de operações de Portugal para o mundo. Portugal está muito bem situado estrategicamente e temos muitos recursos a nível de línguas", indica "O centro criativo será em Londres e mesmo assim já temos colegas que querem sair de Inglaterra, que querem vir para Portugal", refere João Sousa, ressalvando que "haverá sempre membros que não o poderão fazer", até porque o projeto "tem uma vertente muito grande de Hollywood".
Do nome Sunshine+Kittens surgiu a mascote: o gato. E quem o desenvolveu foi Jake Lunt Davies, o designer responsável por personagens como BB-8ouGro gu do universo Star Wars. Outro artista de renome é David Arnold, compositor britânico que assina bandas sonoras de filmes como os mais recentes James Bond 007. "Estas parcerias permitem-nos criar experiências imersivas e inspiradoras, capazes de captar a atenção das novas gerações e tornar a literacia financeira num tema apelativo e motivador", diz João Sousa
O próprio vem, por outro lado, do setor bancário. "Não queríamos criar um banco, queríamos ser uma empresa", relata.
Em vez de se focar em protocolos e licenças, os gestores decidiram vender o seu produto a banca. "Estamos neste momento numa fase de integração com a Mastercard. Tornámo-nos num produto da MasterCard que irá vender diretamente aos seus clientes, que são os bancos", indica, explicando que há dois bancos internacionais em fase avançada de negociações.
A nível nacional, houve interesse também de uma instituição financeira. Assim, a aplicação ficará acessível a toda a gente de forma aberta e gratuita - com a parte educacional, criada em conjunto com uma psicóloga infantil. Há depois uma versão bancária, na qual poderá haver produtos financeiros associados, como PPPv, que são controlados pelos encarregados de educação, tal como a possibilidade de atribuir recompensas (na forma de tokens que se usam no jogo) por tarefas realizadas na vida real.
Quando o filho de Charles O'Neill descreveu a ama como a combinação entre luz do sol ("sunshine", em inglês) e gatinhos ("kittens"), o cofundador e CEO da Sunshine+Kittens soube que tinha encontrado o nome para a sua startup. Aliás, foi a criança a inspiração para o negócio, já que 0'Neil e o cofundador e diretor criativo Paul Jason decidiram criar um projeto lúdico e gamificado para ensinar conceitos de poupança, gestão e investimento a jovens dos seis aos 12 anos após terem procurado sem sucesso opções para os seus filhos. Criada em Inglaterra, é na Covilhã que a startup se está a instalar.
'A empresa tem dois anos, mas começámos a ter tração há um ano e foi em Portugal que o conseguimos, porque a AICEP acabou por ser um grande patrocinador nosso", explica ao Negócios João Sousa, diretor-geral da empresa, que está a inaugurar este mês os escritórios no Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã onde estarão, para já, 10 pessoas, mas que o responsável antecipa que cheguem às 70 dentro de três anos.
"Vamos fazer a nossa base de operações de Portugal para o mundo. Portugal está muito bem situado estrategicamente e temos muitos recursos a nível de línguas", indica "O centro criativo será em Londres e mesmo assim já temos colegas que querem sair de Inglaterra, que querem vir para Portugal", refere João Sousa, ressalvando que "haverá sempre membros que não o poderão fazer", até porque o projeto "tem uma vertente muito grande de Hollywood".
Do nome Sunshine+Kittens surgiu a mascote: o gato. E quem o desenvolveu foi Jake Lunt Davies, o designer responsável por personagens como BB-8ouGro gu do universo Star Wars. Outro artista de renome é David Arnold, compositor britânico que assina bandas sonoras de filmes como os mais recentes James Bond 007. "Estas parcerias permitem-nos criar experiências imersivas e inspiradoras, capazes de captar a atenção das novas gerações e tornar a literacia financeira num tema apelativo e motivador", diz João Sousa
O próprio vem, por outro lado, do setor bancário. "Não queríamos criar um banco, queríamos ser uma empresa", relata.
Em vez de se focar em protocolos e licenças, os gestores decidiram vender o seu produto a banca. "Estamos neste momento numa fase de integração com a Mastercard. Tornámo-nos num produto da MasterCard que irá vender diretamente aos seus clientes, que são os bancos", indica, explicando que há dois bancos internacionais em fase avançada de negociações.
A nível nacional, houve interesse também de uma instituição financeira. Assim, a aplicação ficará acessível a toda a gente de forma aberta e gratuita - com a parte educacional, criada em conjunto com uma psicóloga infantil. Há depois uma versão bancária, na qual poderá haver produtos financeiros associados, como PPPv, que são controlados pelos encarregados de educação, tal como a possibilidade de atribuir recompensas (na forma de tokens que se usam no jogo) por tarefas realizadas na vida real.