Portugal assinala dia 5 de maio, o seu Dia Nacional na Expo 2025 Osaka com um programa que celebra a música, a arte, a arquitetura, a inovação e a identidade cultural da língua portuguesa. A data coincide com duas efemérides simbólicas: o Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído pela UNESCO, e o Dia da Criança, celebrado no Japão.
Num momento em que o mundo se reúne na Exposição Mundial sob o tema "Designing Future Society for Our Lives", a participação de Portugal na Expo 2025 Osaka, coordenada pela AICEP em articulação com o Turismo de Portugal, apresenta uma programação diversificada e representativa dos seus valores culturais, da sua criatividade e da sua aposta na sustentabilidade e inovação.
“O Dia de Portugal na Expo 2025 Osaka apresenta um programa que reflete o que de melhor o nosso país tem para oferecer — aliando música, arquitetura, língua e inovação -, no mesmo dia em que, por feliz coincidência, também se celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Iremos, com certeza, cativar os visitantes japoneses”, afirma a Comissária-geral da Portugal para a Expo, Joana Gomes Cardoso.
“O palco da Expo 2025 Osaka é a montra perfeita para mostrar o Portugal inovador, o Portugal moderno, o Portugal fazedor. Além da cultura e grandes artistas que iremos apresentar neste dia, não descuramos a vertente económica, com o objetivo de promover parcerias entre empresas portuguesas e japonesas e atrair investimento japonês para Portugal”, refere o Presidente da AICEP, Ricardo Arroja.
Destaques da Programação:
Celebração da Arquitetura Portuguesa
O dia 5 de maio começa com a inauguração da Exposição Siza, dedicada à obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira, um dos nomes maiores da arquitetura contemporânea portuguesa. A exposição, com curadoria do arquiteto e crítico espanhol Carlos Quintáns Eiras, que estará presente no evento, é realizada em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. Esta iniciativa reafirma o compromisso de Portugal com a promoção internacional da arquitetura portuguesa e responde de forma afirmativa ao diálogo crítico com outras culturas arquitetónicas, como a japonesa.
A força da Música e da Memória Cultural
A programação musical tem dois momentos de grande simbolismo:
- De manhã, o músico Dino d’Santiago atua no palco central da Expo, trazendo a energia da música luso-cabo-verdiana e uma mensagem de inclusão e identidade.
- Ao fim do dia, realiza-se o concerto "No Tempo das Cerejas", uma homenagem a Amália Rodrigues, promovida com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. O espetáculo reúne três grandes vozes do fado — Ana Moura, Camané e Ricardo Ribeiro. Amália, figura maior da cultura portuguesa, representou Portugal na Expo Osaka de 1970, sendo homenageada agora numa evocação do seu legado intemporal.
Promoção da Língua Portuguesa e da CPLP
O Dia de Portugal na Expo 2025 também celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Neste contexto, será apresentado Francisco, vencedor do concurso promovido pela Associação Mundu Nobu, fundada por Dino d’Santiago e Liliana Valpaços. Durante dois meses, jovens de diferentes comunidades criaram obras — poemas, canções ou textos — sobre a língua portuguesa e a identidade cultural. Francisco apresentará o seu trabalho numa performance que reforça o papel da língua portuguesa no mundo, com especial ligação aos países da CPLP.
Sustentabilidade e participação infantil
O dia 5 de maio coincide com o Dia da Criança no Japão, sendo também dedicado ao público mais jovem. Ao longo do dia, o grupo CRASSH_Recycled dos Wetumtum apresentará uma performance interativa e itinerante com instrumentos feitos de materiais reciclados, numa proposta que alia música, criatividade e consciência ambiental. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Camões.
A mascote Umi (oceano, em japonês), um cavalo-marinho desenvolvido pelo Turismo de Portugal, reforçará o caráter lúdico e familiar do evento.
Programa Oficial – 5 de maio:
11h00 – National Day Hall
- Cerimónias oficiais
- Hastear das bandeiras de Portugal e do Japão
- Execução dos hinos nacionais
- Saudações da Comissário-geral da Expo 2025 Osaka Kansai e do representante da Associação Japonesa para a Exposição Mundial de 2025
- Discurso de membro do Governo de Portugal
11h20 – National Day Hall
- Atuação de Dino d’Santiago
- Performance de Francisco, vencedor do concurso da Associação Mundu Nobu
13h45 – Pavilhão de Portugal e Pavilhão do Japão
- Visita oficial das delegações portuguesas e japonesas
17h30 – National Day Hall
- Concerto "No Tempo das Cerejas"
Homenagem a Amália Rodrigues com Ana Moura, Camané, Ricardo Ribeiro
Apoio da Câmara Municipal de Lisboa
19h15 – Pavilhão de Portugal
- Receção oficial para todos os visitantes
Estarão presentes em Osaka:
- Ministra da Cultura de Portugal, Dalila Rodrigues
- Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Nuno Sampaio
- Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira
- Embaixador de Portugal no Japão, Gilberto Jerónimo
- Presidente do Instituto Camões, Florbela Paraíba
- Presidente da AICEP, Ricardo Arroja
- Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas
- Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro
Missão Económica e de Investimento a Tóquio
Em complemento da agenda promovida em Osaka, a AICEP promoverá também uma missão económica e de investimento à capital Tóquio, de 7 a 9 de maio, que envolverá o Secretário de Estado da Economia e o Presidente da AICEP.
Num momento em que Portugal reforça a sua estratégia de internacionalização e atração de investimento estrangeiro, esta deslocação pretende:
- Promover Portugal como destino competitivo para Investimento Direto Estrangeiro (IDE);
- Reforçar parcerias com grandes grupos industriais e financeiros do mercado japonês;
- Divulgar projetos de Portugal nos domínios da inovação, tecnologias de ponta e energia sustentável.
Serão realizados encontros com empresas japonesas em diferentes setores de atividade, designadamente, nos domínios das ciências da vida, energia, mobilidade e tecnologia.
Com esta missão, a AICEP reforça o seu papel de promoção da internacionalização da economia portuguesa e na atração de investimento estrangeiro.