Os portos do continente movimentaram, em 2024, 88 milhões de toneladas de mercadorias, o que representa um aumento de 6% face ao ano anterior. Este crescimento foi impulsionado sobretudo pelo Porto de Sines, que registou uma subida de 11% e consolidou a sua posição como maior porto nacional, com 54% do total de carga movimentada.
Segundo dados provisórios das administrações portuárias, este desempenho reflete a retoma da atividade portuária nacional, invertendo a tendência de declínio registada desde 2016/2017.
Destaques por tipo de carga:
- Carga geral contentorizada cresceu 11%, ultrapassando 37 milhões de toneladas — com destaque para Sines, responsável por 62% deste total.
- Carga geral fracionada aumentou 3%, superando 5,7 milhões de toneladas — com contributo de Leixões, Aveiro, Figueira da Foz e Setúbal.
- Carga roll-on roll-off registou um crescimento de 2%, com Setúbal a destacar-se.
- Granéis líquidos aumentaram 7%, totalizando quase 30 milhões de toneladas — Sines liderou, com 81% deste volume.
- Granéis sólidos registaram uma ligeira quebra global, apesar do crescimento em portos como Figueira da Foz e Setúbal.
O movimento de contentores também aumentou 11%, atingindo os 3,3 milhões de TEU, com liderança de Sines (1,9 milhões), seguido por Leixões, Lisboa e Setúbal.
O Ministério das Infraestruturas e Habitação sublinha que estes resultados demonstram o ritmo de investimento e de crescimento da economia nacional, tendo os portos um papel central na estratégia de desenvolvimento logístico e económico do país.
"Um país de mar, um país que nasce e descobre o mundo tem de colocar na prioridade máxima das suas políticas e infraestruturas os portos", afirma o Ministro das Infraestruturas e Habitação.