Em 2023, a Roménia posicionou-se como o 22.º maior importador mundial de produtos farmacêuticos, com um valor de importações na ordem dos 5,5 mil milhões de USD, sendo os medicamentos embalados o segmento mais relevante, de acordo com o Comtrade. Nos últimos anos, o país tem assistido a um aumento contínuo das importações do setor, com uma variação média anual de 9,6% entre 2019 e 2023, refletindo uma procura crescente e um mercado em expansão.
Num contexto de forte competitividade e com presença de empresas locais e multinacionais, a Roménia apresenta-se como um mercado atrativo para a internacionalização do setor farmacêutico português, beneficiando da sua integração europeia e localização estratégica.
O estudo da AICEP (Ficha Setorial de Entrada no Mercado – Produtos Farmacêuticos na Roménia), agora divulgado, visa conferir às empresas um quadro mais detalhado sobre este setor no mercado romeno, analisando, entre outros aspetos, a sua configuração, comportamentos de consumo, quadro legal e regulamentar aplicável e principais tendências.

Voltar
Tendências & Oportunidades
Indústria farmacêutica na Roménia
Dinâmica positiva do mercado reforça oportunidades para parcerias.
AICEP
16 mai. 2025