Ancorada numa aposta pública consistente ao longo das últimas décadas, a Bélgica construiu um setor aeroespacial altamente qualificado, sendo hoje reconhecida como o 6.º maior contribuinte para a Agência Espacial Europeia (ESA). Este posicionamento reflete um tecido científico e industrial de elevado desempenho, com uma forte aposta em investigação, desenvolvimento e fabrico.
O setor aeroespacial belga é composto por uma rede dinâmica de PME altamente especializadas, que asseguram cerca de 10.000 empregos diretos e indiretos (Trends Tendances). Apesar da ausência de grandes fabricantes (OEM), estas empresas ocupam nichos tecnológicos estratégicos, assegurando à Bélgica um papel relevante na cadeia de valor aeroespacial europeia e reforçando a sua competitividade económica e industrial.
O estudo da AICEP (Ficha Setorial de Entrada no Mercado – Ecossistema Aeroespacial na Bélgica), agora divulgado, apresenta uma visão geral da indústria aeroespacial belga, através do mapeamento dos principais atores e dinâmicas deste ecossistema, e identificando áreas de oportunidade para a oferta portuguesa.

Voltar
Tendências & Oportunidades
Indústria Aeroespacial belga
Um ecossistema inovador a explorar pelas empresas portuguesas.
AICEP
16 mai. 2025