Entrar no mercado internacional é um imperativo para empresas que querem crescer e destacar-se. Descubra como pode expandir e ganhar terreno no campo global dos negócios.
Dar o salto para mercados exter-nos é como passar a competir na primeira divisão: exige treino, uma estratégia e conhecimento do terreno. Parece uma liga re-servada a gigantes, mas com o apoio e parceiros certos, as PME também podem marcar pontos decisivos além-fronteiras.
É imprescindível internacionalizar?
Os dados falam por si: as empresas exportadoras têm, em média, maior volume de ne-gócios e um crescimento mais sustentado. Em 2024, as expor-tações representaram cerca de 46,6% do PIB português, segun-do dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Entre 2019 e 2022, o volume de negócios das exportadoras por-tuguesas cresceu, em média, 11% por ano, um crescimento mais rápido face ao das empre-sas focadas apenas no merca-do interno, segundo dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). Mais: de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), internacionalizar diversifica riscos – quando um mercado abranda, outro compensa.
Dar o salto para mercados exter-nos é como passar a competir na primeira divisão: exige treino, uma estratégia e conhecimento do terreno. Parece uma liga re-servada a gigantes, mas com o apoio e parceiros certos, as PME também podem marcar pontos decisivos além-fronteiras.
É imprescindível internacionalizar?
Os dados falam por si: as empresas exportadoras têm, em média, maior volume de ne-gócios e um crescimento mais sustentado. Em 2024, as expor-tações representaram cerca de 46,6% do PIB português, segun-do dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Entre 2019 e 2022, o volume de negócios das exportadoras por-tuguesas cresceu, em média, 11% por ano, um crescimento mais rápido face ao das empre-sas focadas apenas no merca-do interno, segundo dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). Mais: de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), internacionalizar diversifica riscos – quando um mercado abranda, outro compensa.