A cidade do Rio de Janeiro será palco, entre os dias 27 e 30 de abril, de mais uma edição da Web Summit, que contará com a participação de uma delegação composta por 28 startups portuguesas.
O evento é uma das maiores conferências de tecnologia da América do Sul e a comitiva é apoiada pela Startup Portugal e pela Unicorn Factory Lisboa.
Com destaque para os setores de Inteligência Artificial (IA), recursos humanos e Sports & fitness, a delegação portuguesa mostra a diversidade e o talento do ecossistema de inovação em Portugal. A Startup Portugal tem acompanhado a Web Summit Rio desde a sua primeira edição, e a iniciativa tem gerado resultados promissores, com empresas como Modatta, Clicknurse e sheerME a expandirem-se para o Brasil através do programa Business Abroad.
“A Startup Portugal, através do seu programa Business Abroad, tem apoiado e participado na Web Summit Rio desde a primeira a edição desta conferência. Todos os anos, temos levado mais de uma dezena da startups no âmbito deste programa criando-lhes oportunidades de negócio para expandirem para o Brasil e para a América Latina”, refere António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal.
Este ano, o programa volta a apoiar a participação de startups de diversas áreas tecnológicas, como cibersegurança, UX/UI design e soluções para otimização da cadeia de valor da energia elétrica. Entre as startups que compõem a delegação, destacam-se a ambi.careers, CyberX, Deeploy.me e Enline Energy, que já levantaram mais de sete milhões de euros em investimento de venture capital e business angels, além de empregarem cerca de 200 pessoas.
A Startup Portugal e a Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, com o apoio da AICEP, organizam também um evento de lançamento da participação portuguesa na Web Summit Rio. Este evento ocorrerá no dia 27 de abril, no Palácio de São Clemente, no Consulado de Portugal, e tem como objetivo promover o networking entre as startups portuguesas e investidores, fundadores e outros players do ecossistema brasileiro de startups.