A Greenvolt Power, um dos principais promotores de projetos de energia eólica, fotovoltaica e baterias de grande escala, parte do Grupo Greenvolt, finalizou a venda do parque eólico de Pelplin.
O comprador, Enea Nowa Energia Sp. z o.o., faz parte do Grupo Enea, um dos maiores fornecedores de eletricidade da Polónia, que opera em toda a cadeia de abastecimento, desde a geração de energia até à sua distribuição. A transação, avaliada em 174,4 milhões de euros, foi concluída com sucesso.
Localizado no município de Pelplin, no centro-norte da Polónia, o projeto obteve todas as licenças necessárias e está totalmente operacional, sendo composto por 16 turbinas Siemens Gamesa SG145 de 5,2 MW cada, com uma capacidade total instalada de 83,2 MW.
A venda do Parque Eólico de Pelplin reflete a estratégia do Grupo de desenvolver e vender ativos de energia renovável de elevada qualidade, reforçando o seu papel na transição energética.
Para alcançar os seus objetivos estratégicos até 2035, o Grupo Enea destinará cerca de 25 mil milhões de euros, a maioria será investida no desenvolvimento de fontes de energia renovável, sistemas de armazenamento de energia e modernização das redes de distribuição.
A construção do parque eólico de Pelplin iniciou em junho de 2023, tendo sido concluída dentro do prazo inicialmente previsto, em dezembro de 2024. A infraestrutura encontra-se localizada junto a um dos pontos de ligação à rede mais importantes na Polónia, responsável pelo abastecimento de grande parte do norte do país.
O parque eólico está equipado com turbinas Siemens Gamesa SG145 com capacidade de 5,2 MW, uma das tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado e reconhecidas pela sua eficiência e alto desempenho em projetos de grandes dimensões.
No segmento de projetos de grande escala, o Grupo Greenvolt tem um portfólio de 10,9 GW em 17 países, prosseguindo uma estratégia de rotação de ativos através da alienação de 70–80% dos mesmos nas fases RtB ou COD.
Na Polónia, onde o Grupo opera há cerca de 18 anos através da agora designada Greenvolt Power, o portfólio inclui 706 MW de energia eólica, 1.581 MW de energia solar e 1.760 MW de armazenamento de energia, posicionando-o como um dos principais promotores no setor das renováveis. No final de 2024, lançou também a Greenvolt Next Polska, com foco na implementação de soluções de energia renovável descentralizada para autoconsumo, eficiência energética, armazenamento solar e mobilidade elétrica no mercado empresarial e corporativo.