A BIAL, empresa biofarmacêutica centenária com forte compromisso com a inovação, vai ser membro fundador da Orphan Therapeutics Accelerator (OTXL), uma biotecnológica sem fins lucrativos, estabelecida em junho de 2024. A OTXL visa dar resposta aos desafios da investigação e comercialização de terapias para doenças raras e que levam a que muitos tratamentos promissores sejam descontinuados.
Este acordo insere-se num conjunto de parcerias que a OTXL está a desenvolver com biotecnológicas globais focadas em doenças raras, empresas farmacêuticas, CROs (Empresas Especializadas em Investigação Clínica), CMDOs (Empresas Especializadas em Fabrico Farmacêutico) e fornecedores de plataformas baseadas em Inteligência Artificial. O objetivo é o de retomar o desenvolvimento de terapias promissoras que estavam em fase de ensaios clínicos, mas que foram descontinuadas pelas empresas que as estavam a trabalhar devido a desafios financeiros e de mercado.
A BIAL, como um dos membros fundadores, terá um papel fundamental na seleção, nas fases finais de desenvolvimento e na comercialização de um conjunto de programas terapêuticos, que deverão ser anunciados nos próximos meses.
Através do financiamento estratégico da BIAL e outros parceiros, a OTXL prevê iniciar brevemente o trabalho em dois a três programas terapêuticos para doenças ultra raras com grande necessidade de tratamento e, posteriormente, expandir para outros, tendo como base uma parte das receitas obtidas. Esta parceria reforça o compromisso da BIAL em trabalhar em conjunto com outras empresas farmacêuticas, biotecnológicas, academias, centros de excelência de I&D e associações de doentes.