Pavilhão de Portugal em Osaka vence primeiro prémio de melhor tema “Oceano, Diálogo Azul”.
Sapo Notícias24/09/2025
O Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka venceu três prémios: com o tema “Oceano, Diálogo Azul”, o Pavilhão venceu o Ouro na categoria Melhor Conceito Temático, sublinhando a necessidade da preservação dos oceanos, da consciência ambiental e da responsabilidade global.
Portugal venceu, ainda, o bronze nas categorias de Melhor Arquitetura Exterior e Melhor Apresentação no World Expolympics. A competição internacional promovida pela Experiential Design Authority (TEDA) premiou, também, o Pavilhão de Portugal com o 4º lugar nas categorias de Melhor Pavilhão Médio e Melhor Mascote.
“Oceano, Diálogo Azul”, apresenta Portugal em Osaka como um país intimamente ligado ao mar, evocando quase 500 anos de relações com o Japão.
Já na Expo 98, foi Portugal que colocou os oceanos, pela primeira vez, na agenda política global. A participação portuguesa responde, através da inovação e de uma visão de futuro, aos desafios globais da sustentabilidade, em linha com o mote da Expo 2025: “Projetar a sociedade do futuro para as nossas vidas”.
Conhecida como As Olimpíadas do Design Experiencial, esta competição premeia os melhores exemplos de criatividade, inovação e design experiencial na Expo 2025 Osaka. Os vencedores destes prémios foram anunciados durante uma cerimónia especial que teve lugar no Pavilhão dos EUA.
“Portugal fez uma aposta certeira ao eleger o Oceano como tema central da participação na Expo 2025 Osaka. O Pavilhão português foi projetado para destacar a importância dos oceanos para a economia azul, turismo e cultura. Estes prémios são agora um reconhecimento de que temos uma resposta clara perante os desafios globais de sustentabilidade, através da inovação e de uma visão de futuro”, afirma o Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
Para a Presidente da AICEP, Madalena Oliveira e Silva “o reconhecimento internacional do Pavilhão de Portugal demonstra que o investimento em inovação e sustentabilidade gera resultados concretos para a imagem e a economia do país. A AICEP trabalha para reforçar a notoriedade de Portugal, captar investimento estratégico e abrir novos mercados às exportações — e estes prémios mostram que estamos a projetar com sucesso a nossa identidade e os nossos setores de excelência para o mundo. É, sem dúvida, um incentivo para continuarmos a criar oportunidades para as empresas portuguesas além-fronteiras.”
O Pavilhão de Portugal foi planeado e executado pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Projetado pelo reconhecido arquiteto japonês Kengo Kuma, integra na sua composição cordas suspensas e redes recicladas, criando um efeito perene e exposto aos elementos naturais, como o sol e o vento. A sua emblemática arquitetura exterior e programa de atividades já atraíram cerca de 2 milhões de visitantes.
Segundo Joana Gomes Cardoso, Comissária-Geral do Pavilhão de Portugal: “Estamos muitos felizes com estes prémios, que reforçam o sucesso da nossa missão e a importância de insistir na proteção e valorização dos oceanos”.
A Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa (principal símbolo da Expo 98) foram parceiros estratégicos do Pavilhão de Portugal na Expo 2025. Desde a sua fase inicial de desenvolvimento, contribuindo com conteúdo exposto no pavilhão e o vídeo imersivo, como também na dinamização da sua programação que assinalou o Dia Nacional do Mar no Japão, sublinhando o papel estratégico de ambas as organizações na conservação do oceano.
O Pavilhão conta com o envolvimento de mais de 460 entidades, tendo realizado mais de 360 eventos e recebido várias personalidades, como o secretário-geral da ONU, António Guterres, o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, e, mais recentemente, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro.
O Pavilhão recebeu ainda dezenas de empresas, autarquias, associações, universidades, fundações e entidades culturais.
A mascote de Portugal, Umi, foi selecionada entre as melhores mascotes da Expo. Umi é um cavalo-marinho que simboliza a ligação entre Portugal e o Japão através do oceano, sendo a palavra japonesa para “oceano”. Esta mascote, desenvolvida pelo Turismo de Portugal, representa a relação histórica de quase 500 anos com o Japão, marcada pela cooperação e pelo intercâmbio cultural.
Os finalistas foram selecionados através de um rigoroso processo de avaliação, conduzido por membros de um júri que analisaram as candidaturas em termos de conceito e design, criatividade e inovação, envolvimento e imersão, execução e construção, e impacto geral.