A "aposta certeira" de Portugal na Expo 2025 rendeu distinções de peso e reconhecimento internacional ao trabalho da ACEP no Japão. "É um incentivo para continuarmos a criar oportunidades para as empresas portuguesas além-fronteiras.”
Cordas suspensas e redes recicladas, "criando um efeito perene e exposto aos elementos naturais, como o sol e o vento", faziam do edifício uma miragem do oceano em plena terra que se destacava na paisagem. Planeado e executado pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e projetado pelo reconhecido arquiteto japonês Kengo Kuma, a emblemática arquitetura exterior e o programa de atividades que atraiu cerca de 2 milhões de visitantes já é vencedora. Bem como o mundo nele contido.
O Pavilhão de Portugal em Osaka venceu o primeiro prémio, sendo o “Oceano, Diálogo Azul” considerado o melhor tema na Expo 2025 Osaka. Além do Ouro na categoria Melhor Conceito Temático, sublinhando a necessidade da preservação dos oceanos, da consciência ambiental e da responsabilidade global, o nosso Pavilhão foi ainda distinguido com dois bronzes, nas categorias de Melhor Arquitetura Exterior e Melhor Apresentação no World Expolympics.