A Fábrica de Unicórnios de Lisboa (Unicorn Factory Lisboa) foi distinguida pela Comissão Europeia na fase nacional dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), tendo vencido duas das seis categorias, destacando o impacto que o projeto tem tido no desenvolvimento de Lisboa como um dos ecossistemas de inovação de maior destaque na Europa. A distinção principal foi atribuída na categoria “Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Promoção do Espírito do Empreendedorismo”, fruto do forte contributo da Unicorn Factory Lisboa para o crescimento do empreendedorismo e a criação de emprego.
Também o programa de aceleração From Start-to-Table, desenvolvido pela Unicorn Factory Lisboa, ganhou na categoria “Apoio à Transição Digital”. Com o apoio do Turismo de Portugal e da Delta Cafés, este programa é uma das iniciativas de inovação mais relevantes na área alimentar na Europa e é destinado a startups inovadoras com soluções tecnológicas ou novos produtos alimentares, tendo apoiado mais de 135 startups ao longo de seis edições e catapultou marcas como os gelados Swee e as bebidas Why Not.
Com esta distinção, a Fábrica de Unicórnios de Lisboa vai representar Portugal na final da competição europeia, integrada na SME Assembly, que terá lugar em Copenhaga, em novembro, e onde serão anunciados os vencedores por categoria e o vencedor do prémio global.
Atualmente, a Unicorn Factory Lisboa apoia mais de 250 startups e scaleups por ano, cerca de metade das quais internacionais, realiza ações de formação a mais de 1000 jovens de todas as idades por ano e já estabeleceu 26 colaborações com outros ecossistemas. Nos últimos quatro anos, o ecossistema de Lisboa atraiu mais de 70 empresas tecnológicas internacionais que abriram escritórios na cidade, incluindo 16 unicórnios internacionais, com o anúncio de mais de 16 mil postos de trabalho.