A AICEP lança hoje o estudo “A Economia Portuguesa em Contexto de Incerteza Mundial – Análise das Dinâmicas Comerciais”, com o objetivo de ser uma ferramenta útil para as empresas portuguesas, em especial as exportadoras. O estudo traz uma análise detalhada sobre o impacto das tensões geopolíticas, das tarifas alfandegárias, em especial dos EUA, e da incerteza no comércio internacional na economia portuguesa.
Num momento em que os EUA aplicam as tarifas mais elevadas dos últimos 100 anos e em que a incerteza da política económica mundial atinge níveis históricos, esta análise oferece às empresas portuguesas uma visão clara sobre os riscos e as oportunidades que se colocam à sua atividade internacional.
A partir de fontes fidedignas e cálculos da AICEP, o estudo evidencia:
- A resiliência das exportações portuguesas, que cresceram 3,7% nos primeiros cinco meses de 2025, acima da média da UE27;
- A importância estratégica dos EUA como quarto destino das exportações nacionais, apesar de uma ligeira contração no período mais recente, tem tido um crescimento sustentado da quota de mercado;
- A concentração geográfica das exportações na União Europeia, que continua a mitigar parte do impacto das tarifas norte-americanas;
- Os desafios para setores como o automóvel e a maquinaria, devido ao protecionismo, e as oportunidades que surgem para outros setores, como o farmacêutico.
Tendo em vista o objetivo de 55% do peso das exportações no PIB até 2029 é essencial que as empresas reforcem a diversificação de mercados e consolidem a integração em cadeias de valor regionais, contando com o apoio da AICEP a vários níveis:
- Serviços de Intelligence, com estudos e análises para apoio à diversificação de mercados;
- Reforço da Capacitação às empresas, nomeadamente através de programas especializados, por exemplo Programa Exportar Online;
- Linhas de incentivos para a internacionalização;
- Rede Externa da AICEP, disponível em mais de 50 mercados, com capacidade para prestar um apoio local e de proximidade às empresas portuguesas no exterior.
“As empresas portuguesas enfrentam hoje um ambiente de incerteza sem precedentes, mas também dispõem de oportunidades para se reposicionarem nos mercados internacionais. Este estudo da AICEP é uma ferramenta prática para apoiar a tomada de decisão estratégica das empresas e reforçar a competitividade de Portugal no comércio mundial”, sublinha a Presidente da AICEP, Madalena Oliveira e Silva.
“Perante tarifas e regras voláteis, a AICEP atua como torre de controlo: alertas, análises de impacto setorial, leitura de barreiras e planos de diversificação com entrada assistida em mercados alternativos. Combinamos intelligence de mercado, incentivos e apoio local através da nossa Rede Externa para adaptação de cadeias e redução de barreiras, apoiando as empresas seja a defender quota nos EUA, seja a abrir novos destinos de alto potencial”, refere o Administrador Francisco Catalão, responsável pelo Pelouro da Informação.
O estudo completo está disponível no site da AICEP, aqui.