A Portugal Fintech abriu as candidaturas de startups para o Portugal Fintech Report 2025 “a publicação de referência que, ano após ano, mapeia e dá visibilidade às startups e scale-ups que estão a redefinir o setor financeiro em Portugal”, refere a associação.
As candidaturas estão abertas até 15 de setembro e destinam-se a todas as startups e scale-ups que sejam portuguesas ou que operem em Portugal.
O lançamento oficial do Portugal Fintech Report 2025 está marcado para o dia 4 de novembro, num evento que reunirá líderes da indústria, investidores e reguladores, e a organização salienta o papel na criação de “um momento único de networking, visibilidade e partilha de conhecimento”.
O Portugal Fintech Report é reconhecido como a maior referência da indústria. “É é muito mais do que um retrato do ecossistema: é um ponto de encontro entre empreendedores, investidores, clientes e parceiros estratégicos”, explica a Portugal Fintech.
“As empresas que integram o relatório têm a oportunidade de mostrar casos de uso concretos, partilhar como estão a transformar a indústria e posicionar-se como protagonistas de um setor em rápida evolução”, acrescenta.
Para as fintechs, insurtechs, regtechs, blockchain e cybersecurity startups, “este é o palco onde se cruza a inovação com a oportunidade de negócio, num documento que atrai a atenção de investidores, reguladores e media a nível nacional e internacional”, explica a Portugal Fintech.
Nas edições anteriores, o Portugal Fintech Report “consolidou-se como a principal fonte para compreender o ecossistema em toda a sua dimensão”, diz. “Em 2024, revelou tendências marcantes como o impacto da inteligência artificial generativa na digitalização bancária, os avanços em gestão de risco e prevenção de fraude, a evolução dos projetos de criptomoedas, os desafios da cibersegurança numa era de hiperpersonalização e as implicações éticas do uso de IA no setor insurtech”, refere a Portugal Fintech.
A Portugal Fintech é uma associação sem fins lucrativos, não governamental dedicada ao crescimento e fortalecimento do setor de tecnologia financeira.
“A grande questão agora é: quais serão as tendências de 2025? Para onde está a caminhar o ecossistema? Com o apoio da Visa, Morais Leitão e KPMG Portugal, a Portugal Fintech convida todos os intervenientes do setor a explorar o relatório completo e a colaborar na construção de um ecossistema fintech mais robusto, inovador e competitivo”, refere a associação cuja atividade centra-se em apoiar as fintechs.
A Portugal Fintech lembra que trabalha segundo quatro pilares principais: facilitar a relação das fintechs com reguladores, talento, empresas incumbentes e investidores.