A Sampedro é uma das mais antigas empresas de têxteis-lar portuguesas. Fundada em 1921 por Álvaro Machado, professor catedrático da Universidade do Porto, a empresa começou por se dedicar à produção de tecidos de linho, sobretudo para confeção de lençóis e atoalhados.
Na década de 1960 a Sampedro alargou a sua oferta a produtos de algodão e felpos. Foi a primeira empresa portuguesa a produzir pano de lençol em xadrez, riscas e estampado, que se tornou num sucesso comercial.
A Sampedro começou por fabricar têxteis para o mercado português, sobretudo para os setores do comércio e da hotelaria, mas nos anos 1980 iniciou o seu processo de internacionalização com as primeiras vendas para a Suíça.
“A necessidade de exportar levou a um investimento forte e contínuo em maquinaria e processos produtivos que permitiram iniciar o fabrico de artigos com um maior valor acrescentado e, por isso, mais direcionados para o mercado global”, recorda José Pedro Gomes, administrador e diretor comercial da Sampedro.
Leia o artigo completo aqui.