A edição de maio de 2025 da Revista Portugalglobal centra-se na participação portuguesa na Expo 2025 Osaka. Quando abriu as portas, a 13 de abril, a Expo começou um caminho ambicioso para os 158 países presentes: desenhar as sociedades do futuro para as nossas vidas. É este o lema da exposição que o Japão ergueu numa ilha artificial na baía de Osaka, construída de propósito para este encontro de nações que vai prologar-se até 13 de outubro. Portugal levou o Oceano, a sua cultura e gastronomia. E vai levar as empresas e a economia para estreitar laços com o Japão e o mundo.
A publicação inclui entrevistas com Joana Gomes Cardoso, Comissária-geral de Portugal para a Expo 2025 Osaka, e Tiago Pitta e Cunha, Presidente da Fundação Oceano Azul, e com artigo de Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal.
Entre as empresas destacadas nesta revista estão a Cutipol, Kagome Foods Portugal, Friopesca, Fujitsu, NEC e NTT Data.
A edição analisa ainda o mercado japonês, um dos principais destinos extracomunitários das exportações portuguesas, que duplicaram entre 2015 e 2024, passando de 145 para 292 milhões de euros. O Japão é também hoje um relevante investidor em Portugal. O artigo de Miguel Malheiro Garcia, delegado da AICEP em Tóquio, destaca a importância da confiança e do conhecimento profundo do processo de decisão local para quem ambiciona entrar num mercado exigente, mas estratégico.
Leia a revista na íntegra aqui.