NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A editora científica internacional Springer Nature inicia o processo de integração dos seus primeiros colaboradores em Lisboa, onde criará mais de 30 novos empregos até final de 2020. Esta é a  primeira etapa de uma estratégia de desenvolvimento a longo-prazo assente na criação de um centro de inovação alavancado por  recursos humanos fortemente especializados em Tecnologias de Informação, como programadores de software, gestores de projeto, cientistas de dados e analistas de software em Tecnologias de Informação.

A Springer Nature Group integra algumas das publicações científicas com maior reconhecimento global, como é o caso da Nature, considerada a revista mais influente do mundo, Nature Research, Springer, BMC e Palgrave Macmillan. A Springer Nature apresenta um registo assinalável de publicação científica que se sustenta em mais de 3.000  revistas científicas indexadas responsáveis pela publicação de 340.000 artigos durante o ano de 2019, que se associaram ainda à publicação de mais de 13.000 livros. Importa ainda notar que nos últimos vinte anos, a empresa tem vindo a liderar a transição para publicações científicas de acesso aberto (Open Access),  sendo que continua a investir estrategicamente no desenvolvimento da sua infraestrutura digital para oferecer aos seus clientes um serviço de qualidade superior.

 

Com cerca de 10.000 funcionários distribuídos por  mais de 50 países, a Springer Nature assume-se como uma referência incontornável de produção de conhecimento mediante a publicação de conteúdos de elevada qualidade  ​​que contribuem diariamente  para a  descoberta de novas soluções científicas. Nos últimos meses, a empresa contribuiu de forma significativa  para a resposta global à situação pandémica, ao permitir o acesso gratuito a mais de 19.000 artigos e capítulos de livros relacionados com a COVID-19, bem como  a publicação de mais de 500 novos artigos direcionados especificamente para esta temática, que se traduziram num aumento de cerca de 45 por cento no acesso online aos seus conteúdos.

 

Com o intuito de reforçar a posição de liderança na construção do futuro das publicações científicas, a Springer Nature definiu uma visão estratégica  que assenta na expansão dos seus recursos digitais e tecnológicos. Atualmente, a empresa possui cerca de 450 especialistas em TI a trabalhar em rede a partir de diversas pontos geográficos como, Londres, Berlim, Pune, Nova York, Madrid, Dordrecht e Heidelberg. Estas equipas multidisciplinares são responsáveis pelo desenvolvimento de produtos e serviços digitais com o intuito de darem resposta às necessidades dos utilizadores e da comunidade científica, suportando assim os objetivos estratégicos da empresa.

 

Neste âmbito, Jan-Erik de Boer, CIO da Springer Nature, assinala que: “A tecnologia digital e a consequente implementação  de sistemas e fluxos de trabalho inovadores assumem-se como vetores fundamentais para  o nosso negócio. Quando pensamos em expansão, identificamos Lisboa como um hotspot estratégico que nos permitirá reforçar as nossas equipas multidisciplinares e conferir maior suporte às nossas publicações digitais globais. Estamos bastante contentes por poder começar a dar as boas-vindas aos nossos primeiros colaboradores e estamos ansiosos para formar uma excelente equipa ao longo deste ano. Para já, trabalhamos em modo remoto e colaborativo sendo que continuaremos a materializar a intenção  de nos fixarmos numa localização permanente nos próximos meses.”

 

Tirando partido desta esta nova localização em Lisboa, e dos inúmeros benefícios adicionais - como é o caso de um seguro de saúde privado, alocação temporal (10 por cento do tempo de trabalho)  para projetos criativos ou mesmo flexibilidade de teletrabalho, estamos convictos que a Springer Nature se apresenta como uma empresa com forte potencial de atratividade no sul da Europa. Informação adicional sobre o modo como a tecnologia está a impactar a área da publicação cientifica, bem como sobre as posições de carreira na empresa atualmente em aberto, pode ser acedida aqui.

Partilhar