NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A AICEP assina, quinta feira, na presença do Primeiro-Ministro, António Costa, cinco contratos de investimento com as empresas Font Salem, Hanon, Somincor, STE e TMG.

A cerimónia de assinatura terá lugar às 9h00, no Auditório 3, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.

 

Font Salem Portugal, SA

A Font Salem, sediada em Santarém e integrada no grupo espanhol Damm, um dos maiores produtores de cerveja em Espanha, vai investir 40,1 milhões de euros na fábrica cervejeira em Santarém, criando 51 postos de trabalho.

 

Este investimento pretende introduzir um processo inovador no setor de bebidas, com as linhas a produzirem diversos produtos (vários tipos de refrigerantes e cervejas), em diversos formatos (latas, PET, vidro e barril) e em diversos tamanhos (vários tipos de packs e vários tamanhos dos recipientes), o que acarretará uma vantagem competitiva no mercado, por via da inovação de processo no setor, do aumento da eficiência da produção e da redução de custos.

 

Hanon – Hanon Systems Portugal, S.A

A Hanon, que pertence ao Grupo Hanon Systems, com sede na Coreia do Sul, atua no setor de componentes para a indústria automóvel, produzindo equipamentos, nomeadamente compressores, para sistemas de ar condicionado automóvel. Com este investimento vai criar uma nova unidade produtiva em Palmela, num investimento de 48,3 milhões de euros, que criará 40 postos de trabalho.

 

Este projeto albergará a produção de um novo tipo de compressores elétricos, que visam dar resposta ao novo paradigma de mobilidade automóvel, assente em novas fontes de energia. A conceção deste novo compressor elétrico resultou de um conjunto de atividades de I&D desenvolvidas dentro do grupo Hanon. Este compressor funciona de forma autónoma, permitindo que o habitáculo seja arrefecido mesmo quando o motor está desligado.

 

Somincor - Sociedade Mineira de Neves-Corvo, SA

Localizada em Beja, a Somincor tem a maior reserva de metais básicos da Europa e é a maior jazida de cobre do espaço europeu, possuindo elevadas jazidas de zinco ainda não completamente exploradas.

 

Este projeto de investimento, que consiste num investimento de256 milhões de euros e criará 38 empregos, visa o aumento da produção do zinco em todas as áreas que produzem este mineral, designadamente Corvo, Graça, Neves e Lombador. Será ainda determinante para a longevidade e rentabilidade da mina de Neves-Corvo.

 

STE – Exploração Plásticos, Unipessoal, Lda.

Instalada em Viana do Castelo e sendo a primeira instalação do grupo francês STEEP PLASTIQUE em Portugal, a STE dedica-se à injeção de peças plásticas, produzindo peças e componentes para a indústria automóvel e componentes.

 

Este projeto, que se trata de um investimento de 10,1 milhões de euros e cria 27 empregos, consiste na criação de uma nova unidade para a produção de peças e componentes em plástico para a indústria automóvel, contemplando a construção do pavilhão fabril e a instalação de máquinas de injeção, de modo a assegurar as produções das referidas peças e componentes em plásticas previstas, tais como portinholas de combustível/eletricidade, anteparas/divisórias anti reciclagem, etc.

 

TMG Automotive

Integrada no grupo Têxtil Manuel Gonçalves, a TMG Automotive dedica-se à produção e comercialização de tecidos plastificados para interiores de automóveis, sendo o segundo maior produtor europeu de tecidos plastificados para interiores de automóveis.

 

Este investimento, que criará 159 empregos num investimento 46 milhões de euros, visa a criação da segunda unidade industrial da TMG para a produção de tecidos plastificados para a indústria automóvel em PVC, permitindo responder à procura dos seus principais clientes.

Partilhar