NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A primeira edição da feira Douro Wine City, que decorre entre sexta e segunda-feira, em Peso da Régua, conta com a participação de 85 produtores de vinhos do Porto e Douro, anunciou hoje a organização.

Realizada no âmbito da programação Cidade do Vinho 2019, distinção atribuída à Régua, no distrito de Vila Real, esta é uma feira que pretende dar a conhecer os melhores vinhos que se produzem na mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro.

 

"É mais uma feira que nós queremos que se afirme na região, que promova aquilo que nós temos de melhor, que são os nossos vinhos, e que seja uma aposta turística que nos traga muitos visitantes a Peso da Régua e ao Douro", afirmou o presidente da câmara local, José Manuel Gonçalves.

 

O evento conta com a participação de 85 produtores de vinhos do Porto e Douro e ainda de alguns expositores ligados ao azeite, amêndoa e maçã, produtos que, segundo o autarca, "são considerados estratégicos para a região".

 

"É uma feira do Douro e que queremos que se afirme como um momento económico de toda a região", frisou.

 

Durante o Douro Wine City serão ainda anunciados os vencedores do primeiro concurso de vinhos da Confraria dos Vinhos do Douro.

 

A par dos expositores haverá também uma zona de restauração, irão decorrer workshops, provas, conversas com críticos e sommeliers, demonstrações de cozinha ao vivo e animação musical.

 

As conversas vão debruçar-se sobre temas como a frescura dos tintos do Baixo Corgo, a estrutura e complexidade do Cima Corgo, o perfil particular do Douro Superior, os novos rosés do Douro e ainda os moscatéis da região e os vinhos do Porto brancos.

 

"Quisemos, desde o primeiro instante, promover a região e os produtos locais e estamos confiantes de que reunimos um programa de excelência. Além de ser representativo do melhor que temos, será com certeza um forte pretexto para visitar o Douro e o Peso da Régua", referiu José Manuel Gonçalves.

 

O Douro Wine City resulta da iniciativa da Câmara de Peso da Régua, com produção da Essência do Vinho, em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e apoio da Revista de Vinhos.

 

A cidade de Peso da Régua foi a primeira do Douro a ser eleita pela AMPV Cidade do Vinho, uma oportunidade que o município quer aproveitar para promover e valorizar o produto que é a base da economia da região.

 

O Peso da Régua vive em torno do vinho. Historicamente desempenhou um importante papel como interposto comercial e centro de serviços ligados à atividade vitivinícola.

 

Nas últimas décadas, a cidade foi perdendo essa influência comercial, mas tornou-se num importante ponto turístico da região.

Partilhar