NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Grupo austríaco do setor da iluminação prevê abrir um centro de investigação e a criação de 50 postos de trabalho até final 2019.

O Grupo Zumtobel, um dos maiores players mundiais no setor da iluminação, inaugura esta terça-feira, 11 de junho, o seu Centro Global de Competência em Gaia. O centro, uma das grandes apostas do grupo para um crescimento sustentado, segundo avança a empresa em comunicado, passa agora a liderar a sua atividade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em software, até agora a ser desenvolvida um pouco por todo o mundo.

 

Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, o presidente do grupo, Alfred Felder e o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, são algumas das personalidades que marcarão presença na inauguração.

 

Esta nova unidade tem como principal objetivo o desenvolvimento de software para gestão e controlo remoto de iluminação inteligente e surge da necessidade de responder às novas tendências do mercado que determinam que a transformação digital é um dos grandes factores de diferenciação para o futuro do setor.

 

Com uma equipa de 25 profissionais já constituída, a empresa irá incorporar até ao final do ano mais 25 engenheiros eletrotécnicos e informáticos, e representa um investimento global de mais de oito milhões de euros até 2022.

 

O centro pertence ao Grupo Zumtobel, um grupo austríaco cotado na Bolsa de Valores de Viena e com receitas anuais na ordem dos 1,2 mil milhões de euros. O Grupo está presente em cerca de 90 países, integra outras empresas ligadas à área da iluminação, e emprega um total de cerca de seis mil funcionários.

Partilhar