NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Uma delegação de empresas portuguesas vai participar na SelectUSA Investment Summit, de 10 a 12 de junho, em Washington, numa iniciativa liderada pela Embaixada dos Estados Unidos (EUA) em Lisboa, informou aquele organismo.

"Os Estados Unidos estão ávidos por atrair mais empresas inovadoras e dinâmicas vindas de Portugal, e eu estou entusiasmado com a possibilidade destas empresas encontrarem oportunidades de crescimento e contribuírem para a relação económica entre os EUA e Portugal", refere, citado em comunicado, o embaixador George Glass.

 

Esta cimeira é considerada o "evento de promoção de investimento mais importante nos Estados Unidos" e tem como objetivo facilitar o investimento empresarial gerador de emprego naquele país e dar a conhecer o papel que o investimento estrangeiro direto desempenha na economia dos EUA, explica.

 

O mesmo comunicado esclarece que as edições anteriores desta iniciativa já foram responsáveis por 103,6 mil milhões de dólares americanos (cerca de 915 milhões de euros) investidos em novos projetos, desenvolvidos pelas empresas nos cinco anos seguintes à participação na cimeira, criando mais de 167.000 empregos nos Estados Unidos.

 

No caso português, as empresas nacionais que já participaram na SelectUSA Investment Summit anunciaram recentemente 251,1 milhões de dólares americanos (cerca de 221,8 milhões de euros) em projetos de investimento.

 

Segundo dados publicados no 'site' da aicep Portugal Global, 5,5% do total das exportações portuguesas de bens e serviços em 2017 teve como destino os EUA, tendo-se verificado, ao longo do período entre 2013 e 2017 um crescimento médio anual das exportações de 8,6%, enquanto as importações aumentaram 6,1%.

Partilhar