NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Em 2017 registou-se o segundo maior número de contratos obtidos por empresas e consultores individuais portugueses em projetos financiados por multilaterais dos últimos 10 anos, traduzindo uma tendência crescente de atividade neste mercado.

No período 2007-2017, 233 entidades nacionais obtiveram 517 contratos financiados pelos Bancos de Desenvolvimento e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento da União Europeia (FED), com um montante global da ordem dos USD 1,7 mil milhões. E, este valor não incluí os montantes associados à participação de empresas portuguesas através das suas sucursais nos mercados locais, da obtenção de subcontratos ou da sua integração em consórcios não liderados por si.

 

Em 2017, atingiu-se ainda um número record de 637 empresas registadas como potenciais fornecedoras das Nações Unidas, refletindo um maior reconhecimento do enorme potencial deste mercado - aquisições dos mais variados bens e serviços para as mais diversas geografias.

 

Para além dos ganhos referentes a contratos obtidos, há a destacar o financiamento por parte das multilaterais de projetos de investimento ou de intermediação bancária do setor privado português, os quais, no período compreendido entre 2007 e 2017, ascenderam a USD 1,6 mil milhões em projetos nos países em desenvolvimento. Acresce ainda a este valor, os financiamentos concedidos pelo BEI – Banco Europeu de Investimentos e pelo CEB – Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa que ascenderam, respetivamente, a USD 28 mil milhões e a USD 1,1 mil milhões.

 

Estes e outros resultados podem ser consultados na nova edição do Folheto “Retorno para a economia portuguesa da participação de Portugal nas multilaterais”, disponibilizado pelo Grupo de Trabalho das Multilaterais (AICEP e GPEARI-MF) e que considera os últimos dados disponíveis completos de 2017.

 

Consulte a publicação aqui.

 

Nota: O Grupo de Trabalho das Multilaterais (AICEP e GPEARI do Ministério das Finanças) está à disposição para esclarecimentos adicionais sobre o funcionamento e oportunidades de negócio do mercado das multilaterais, para o efeito contacte gt.multilaterais@portugalglobal.pt

Partilhar