NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Internet é hoje algo natural e que temos como um dado adquirido. Em qualquer altura e em qualquer lugar temos acesso à maior rede de conhecimento e informação do planeta.

Esta tem crescido ao longo dos anos e agora, um marco foi ultrapassado. Mais de metade da população do planeta já está ligada à Internet.

 

Avaliar a utilização da Internet tem sido nos últimos anos uma medida usada para quantificar o avanço da civilização. Se é claro que existem zonas favorecidas e que este acesso é um dado adquirido, noutros este é ainda um bem de luxo.

 

Metade do planeta está ligado à Internet

 

Os dados mais recentes do Internet Trends, criado pela Bond Capital, mostram que já mais de metade da população do planeta já está ligada à Internet. Este é um número muito importante e mostra que cada vez mais existe uma democratização no acesso a toda a a informação que fornece.

 

Segundo a edição de 2019 deste estudo, da população terrestre, 51% já tem acesso à Internet. Este número representa 3,8 mil milhões de pessoas. O número de 2019 revela um aumento de 2% face ao de 2017.

 

Deste número, 53% dos utilizadores da Internet estão na Ásia-Pacífico, 15% na Europa, 13% na África e no Médio Oriente, 10% na América Latina e no Caribe e 9% na América do Norte. A China representa 21% dos utilizadores, a Índia 12% e os EUA 8%.

 

Estes países são seguidos pela Indonésia, Brasil, Japão, Rússia e México.

 

Dispositivos móveis dominam neste acesso

 

Como seria esperado, uma das principais formas de acesso à Internet no mundo são os telefones móveis e a diminuição de suas vendas em escala global é notada no crescimento das ligações, que caíram cerca de 6% em 2018.

 

Embora após um forte período de utilização, a taxa de crescimento das redes sociais caiu. Isto foi motivado por questões de segurança e conteúdo problemático. Estes continuam a afetar o comportamento dos utilizadores e cada vez mais a sua posição face a estes espaços virtuais.

 

A segurança é cada vez mais um requisito

 

Outro dado impressionante é que, no primeiro trimestre deste ano, 87% do tráfego global da Internet circulou nesta cifrado. É um valor importante, especialmente se comparado com os 53% do primeiro trimestre de 2016. Isto revela a cada vez maior preocupação em proteger suas comunicações na rede e os dados.

 

O relatório também diz que os consumidores estão preocupados em evitar usar de forma extrema a Internet. Para isso começaram a tomar medidas para reduzir a sua utilização. O estudo da Bond Capital revela ainda muito mais, focado noutras áreas, desde a publicidade até ao tempo que se passa nos sites de música ou de vídeo.

Partilhar