NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O ministro Adjunto e da Economia considerou hoje que Portugal será "o melhor embaixador dos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) junto da União Europeia", considerando que o aprofundamento das relações será benéfico para ambos.

"Podem contar com Portugal para ser o melhor embaixador junto da União Europeia dos países da SADC, e para ser um parceiro leal de negócios", disse Manuel Siza Vieira na abertura do Fórum Portugal-SADC, que decorre hoje em Carcavelos.

 

Na intervenção, Manuel Siza Vieira defendeu que "a integração económica para o desenvolvimento é a melhor maneira de avançar e aproveitar todo o potencial da região africana, com o seu dinamismo, energia, população muito jovem, para alcançar um crescimento económico significativo que deve ser generalizado e em beneficio de toda a população", vincou o governante português.

 

Siza Vieira lembrou que a Presidência rotativa da União Europeia, que Portugal terá em 2021, será dedicada ao aprofundamento das relações entre a Europeia e o continente africano e vincou que este estreitamento das relações "será benéfico para ambos, mas principalmente para a Europa".

 

A SADC é uma região económica que se estende desde a República Democrática do Congo até à África do Sul, englobando cerca de 300 milhões de habitantes e com 16 países, entre os quais se contam os lusófonos Angola e Moçambique e a economia mais industrializada em África, a África do Sul.

Partilhar