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Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Serão 334 as startups envolvidas nos programas de aceleração e ideação selecionados no âmbito da edição de 2019 do Programa FIT – Fostering Innovation in Tourism, e às quais será concedido um apoio financeiro total de 1,2 milhões de euros.

Desde 2017 foram já apoiadas 600 startups, tendo 60 sido levadas a feiras internacionais de Turismo.

 

As startups em causa vão desenvolver projectos por todo o país que visam responder aos desafios da mobilidade e consumo sustentável, de empresas e turistas; da experiência integrada ao longo do ciclo de viagem do turista; da segmentação e personalização das estratégias digitais das empresas e dos destinos; e optimização das operações de negócio das empresas ao nível da gestão e comercialização.

 

Para a edição deste ano foram selecionados 18 programas de aceleração e de ideação, desenvolvidos pelas incubadoras da rede do Turismo de Portugal. A rede conta actualmente com 42 incubadoras em todo o território nacional.

 

Os programas de aceleração permitirão às startups selecionadas melhorar os seus modelos de negócio, identificar novos clientes e potenciais investidores.

 

O apoio à inovação e ao empreendedorismo enquadra-se no objectivo, inscrito na Estratégia Turismo 2027, de posicionar Portugal como um hub internacional especializado em turismo.

 

Para a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, a “inovação no Turismo é crucial para que nos afirmemos cada vez mais como um dos destinos mais sustentáveis do mundo. Com este programa, vamos trazer os jovens para encontrarem as soluções do futuro do Turismo”.

 

Centro de Inovação do Turismo

 

Segundo o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “o programa FIT continua a criar condições de promoção à inovação e ao empreendedorismo no sector do turismo, através do estímulo ao surgimento de novos modelos de negócio e novas ideias alinhadas com os desafios identificados e com a Estratégia Turismo 2027. Este investimento, no apoio a 18 programas de ideação e aceleração, será, ainda, potenciado com a actividade que virá a ser desenvolvida pelo Centro de Inovação do Turismo - recentemente constituído com 8 parceiros (Turismo de Portugal, ANA Aeroportos, BPI, Google, Microsoft, Millenium BCP, NOS e Via Verde) -, concorrendo para uma aproximação das startups às empresas do turismo, no desenvolvimento de competências digitais no sector e na experimentação e internacionalização de novas soluções e negócios”.

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