NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A segunda edição do Salão Imobiliário do Porto (SIP) decorre de hoje a domingo na Exponor, em Matosinhos, com 130 empresas expositoras, 30 mil visitantes esperados e a intenção de "fixar o tema do imobiliário na agenda nacional".

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) -- que com a Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC) e em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) promove o salão -- destacou que esta edição "ultrapassa já a primeira em número de expositores", pretendendo assumir-se como "o maior evento imobiliário na região Norte".

 

"Depois de a primeira edição ter ultrapassado todas as expectativas, estamos confiantes de que em 2019 o SIP confirmará e acentuará a sua posição como o maior evento imobiliário que alguma vez se realizou na região Norte", afirmou Luís Lima, salientando que "esta será uma ótima oportunidade para promover negócios e para facilitar o encontro entre a oferta e a procura, uma vez que estarão presentes as empresas mais representativas do setor".

 

O salão tem como público-alvo potenciais investidores nacionais e estrangeiros, profissionais do setor imobiliário, convidados internacionais e o público geral, esperando receber cerca de 30 mil visitantes. Além de empresas de mediação imobiliária, integra empresas do setor financeiro, promotoras, autarquias, regiões e instituições públicas.

 

Para o presidente da comissão organizadora do SIP, o evento é uma "oportunidade de promover a região Norte junto do mercado internacional", mas, com o objetivo de "dar uma maior dimensão a este salão", este ano a região Autónoma da Madeira está presente como 'região convidada'.

 

"Além disso, contamos também com as participações da secretaria de Estado da Habitação, dos municípios do Porto, Matosinhos, Gaia e do Maia Go, bem como do Instituto de Registos e Notariado e da Agência para a Modernização Administrativa. Todos juntos, na senda de celebrar o setor imobiliário e realçar a sua importância no panorama económico nacional", diz.

 

Agendada para as 15:30, a abertura oficial do SIP 2019 contará com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, do vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, do secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes, e da secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho.

 

Estarão ainda presentes representantes dos municípios do Porto, Matosinhos, Gaia e Maia, assim como o presidente da Federação Mundial do Imobiliário (FIABCI), Walid Moussa, e os representantes de diversas associações representativas dos setores da construção e do imobiliário dos países de língua oficial portuguesa.

 

Paralelamente ao SIP decorrerá o "Encontro de Primavera" da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP), no âmbito do qual serão eleitos em assembleia-geral eleitoral os órgãos sociais da confederação para o triénio 2020-2022, com a recondução de Luís Lima na presidência.

Partilhar